Um dos itens básicos no tempero da comida brasileira, amada por uns e odiada por outros, além de muito saudável, auxilia no bom funcionamento de órgãos do corpo humano. Veja uma lista com algumas curiosidades sobre a cebola:

  1. O que tem na cebola? Rica em fósforo, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, C e E. Possui alto teor de quercetina e cisteína.
  2. Para a circulação sanguínea - Pelo alto teor de quercetina, a cebola favorece a circulação sanguínea e seu teor de silício previne a trombose e o envelhecimento das artérias.
  3. Para o estômago - Auxilia na digestão, abre o apetite e regulariza as funções do estômago.
  4. Tratamento de úlceras e inflamações - Por ser anti-inflamatória, auxilia no tratamento de úlceras e outros tipos de inflamações.
  5. Redução de colesterol - Diurética e depurativa, reduz o colesterol e aumenta a capacidade do organismo em dissolver coágulos internos, prevenindo a trombose coronária.
  6. Para a anemia - Rica em fósforo, ferro e vitamina E, pode ser útil no tratamento da anemia. Auxilia o organismo na reposição do sangue e regeneração dos glóbulos vermelhos.
  7. Para problemas respiratórios - Rica em potássio e vitaminas B1, B2 e C, atua como expectorante se ingerida crua.
  8. Baixa caloria - Em 100 gramas de cebola são encontradas apenas 45 calorias e elevada percentagem de água, hidrato de carbono e fibras.
  9. Hipertensão - O potássio presente na cebola ajuda a eliminar o excesso de líquidos do organismo, auxiliando na prevenção de gota, hipertensão e cálculos renais.
  10. Dores de ouvido - Colocar o coração da cebola (última parte presente no miolo) no ouvido na hora de ir para a cama, na manhã seguinte a dor estará mais suave ou até mesmo desaparecido, devido às propriedades anti-inflamatórias da cebola. Outro detalhe é que a cera presente no ouvido também será removida com maior facilidade.
  11. Diurética - O potássio e o baixo teor de sódio fazem da cebola um ótimo elemento para evitar a retenção de líquidos, liberando as toxinas do organismo. Auxilia também os rins e próstata.
  12. Para o sistema nervoso - A vitamina B e o potássio são elementos muito importantes para a transmissão e geração do impulso nervoso e o magnésio melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular.
  13. Lacrimejar - A cebola possui substâncias que, ao se misturarem, produzem ácido sulfúrico, que faz os olhos arderem e lacrimejarem. Esse efeito é bastante benéfico em estados gripais, por auxiliar nas vias respiratórias.
  14. Proibida para cães e gatos - A ingestão de bola pode causar irritação gastrointestinal ao seu cão, causando danos nas células vermelhas do sangue. Para os pets, alimentos como a cebola são tóxicos e os sinais de envenenamento podem aparecer alguns dias após o consumo.
  15. Desconforto gastrointestinal - Para os que têm intestino sensível, problemas com gases intestinais, o consumo exagerado de cebola pode aumentar a formação de gases e causar desconforto gastrointestinal.
  16. A cebola em tempos antigos - Na antiguidade, os faraós eram enterrados com cebolas, que eram consideradas símbolos de eternidade. Já na Idade Média o legume era utilizado como moeda para pagamento de aluguel e um bom presente de casamento.
  17. Os hindus não comem cebola - De acordo com a medicina ayurveda, bastante utilizada na índia, os alimentos são agrupados em três categorias - sattva, rajas e tamas, relativos respectivamente a "bondade", "paixão" e "ignorância". Cebola, alho e outras plantas aleáceas são classificadas como rajas e tamas, o que significa que aumentam a paixão e a ignorância. Aqueles que se submetem a cozinhar ao estilo brahmana da Índia, seguidores do Senhor Vishnu, Rama e Krishna, gostam de cozinhar com alimentos apenas da categoria sattva que incluem frutas frescas, legumes, ervas aromáticas, produtos lácteos, grãos e legumes. Os vaishnavas não gostam de cozinhar com alimentos rajásicos ou tamásicos porque eles não podem ser oferecidos à Divindade devido ao seu cheiro forte. Segundo o Doutor Robert E. Svoboda, médico da Medicina Ayurveda, "alho e cebola são rajas e tamas e são proibidos aos yogis porque enraízam a consciência mais firmemente no corpo."

anuncie_agora

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.