O aniversário do pequeno está chegando e é hora de planejar a festinha para comemorar o grande dia. Que tal preparar comidinhas muito saudáveis e lindas, usando frutas e legumes, para fazer da ocasião um momento alegre e cheio de energia e saúde para a criançada brincar muito?

Selecionamos 50 fotos para te inspirar nesse momento. São ideias divertidas e que as crianças vão adorar. Confira a galeria:

A formação do hábito alimentar começa desde os primeiros anos de vida.Após o desmame inicia-se a introdução de novos alimentos na rotina alimentar da criança.

É nesse momento que, os pais devem ter disciplina e postura para apresentar ao seu filho o mundo dos alimentos. Desde então, é necessário introduzir e apresentar  à criança uma maior diversidade de alimentos e preparações, priorizando os de boa qualidade nutricional como: frutas, legumes e verduras, sucos naturais, peixes, arroz,e produtos integrais.

encadernacaoVale ressaltar que, o primeiro contato com alguns alimentos pode não ser uma boa experiência. É comum que alimentos diferentes e novas preparações sejam rejeitados pela criança no primeiro momento, mas isso não significa que estes itens devem ser retirado da sua dieta. A adaptação dos alimentos pelos pequenos demanda paciência e tempo. Os alimentos, uma vez rejeitados, devem ser novamente oferecidos, ao longo de um tempo e em preparações diferentes, por até mais 10 vezes à criança. Normalmente, estes alimentos passam a ser, cada vez mais, aceito por elas, caso contrário deve ser retirado da alimentação por um tempo indeterminado.

Nos primeiros anos de vida é recomendado evitar a oferta de doces e açúcar. É nessa fase que a criança desenvolve seu paladar para tais alimentos e, uma vez, bem aceito estes se tornam prioridade para criançada. Quanto mais tardio for a apresentação dos produtos fontes de açúcar, maior é a chance da criança não desenvolver uma palatabilidade por estes e, então, aderir a uma alimentação mais saudável.

Uma alimentação equilibrada e adequada fornece  à criança suporte para um bom crescimento e desenvolvimento. Atitudes conscientes dos pais diminuem a chance da criança desenvolver distúrbios alimentares com riscos nutricionais, como: desnutrição, baixa estatura para idade e obesidade.

A obesidade infantil, hoje, está cada vez mais presente na vida dos brasileiros e seus índices vem aumentando consideravelmente como o passar dos anos. Uma criança obesa tem maior pré-disponibilidade a desenvolver doenças crônicas não transmissíveis ( hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes mellitus tipo 2 e obesidade mórbida) na vida adulta do que uma criança que cresceu na faixa de normalidade.

Nunca é cedo demais para falarmos de saúde. São atitudes e hábitos adquiridos na infância, os maiores responsáveis pela formação de adultos saudáveis. O acompanhamento nutricional é recomendado para qualquer idade, e quanto mais cedo ele se inicia, maiores são as chances de desenvolvermos adultos sadios que buscam qualidade de vida. Vocês não concordam que é mais fácil EDUCAR do que REEDUCAR?

Desde cedo, a criança deve ser incentivada a: fazer de 5 a 6 refeições por dia (café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, se necessário); Beber bastante água durante todo o dia, em torno de 1 litro e meio; Evitar o consumo de alimentos como chips, doces, refrigerantes e demais guloseimas; Consumir leite e seus derivados 3 vezes ao dia; Assim como deve ser incentivada a consumir, pelo menos, 4 vezes ao dia frutas e verduras (Atenção! Legumes e verduras devem ser bem lavados e higienizados.); Não substituir a água e sucos naturais por refrigerantes, mesmo que os de 0% de açúcar; Ter horários regulares para se alimentar; Procurar ingerir alimentos de todos os grupos: carboidratos (pão, arroz, batata, bolo simples, , podendo variar entre os comuns e os integrais.), proteínas (carne, leite, ovo) e lipídeos de boa qualidade (azeite, castanhas) e dar preferência aos alimentos assados e grelhados em substituição das frituras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.