A crise no País está longe do fim, ao menos essa é a projeção feita pelo Bradesco. Segundo a Instituição financeira, a economia deverá se expandir 0,3% no ano que vem. Caso esse cenário se concretize, o PIB per capita encolherá perto de 0,5%. O cálculo da instituição considera um aumento de 0,8% da população no próximo ano.

Se isso ocorrer, será a primeira queda do PIB per capita por quatro anos seguidos desde, pelo menos, 1901, com um recuo total de 9,5% no período (descontada a inflação).

O PIB pode crescer a um ritmo que parece elevado, mas que, na prática, é insuficiente para aumentar a riqueza média da população, caso ela esteja se expandindo ainda mais rapidamente. Indicadores recentes mostram que a saída da recessão deve ser mais lenta do que o esperado, o que pode fazer o PIB crescer menos e levar a uma nova contração da renda por habitante.

A sensação negativa da crise atual para a população pode estar sendo mais intensa porque o recuo da renda foi acompanhado por um salto forte e rápido do desemprego. Entre 1981 e 1983, a taxa de desocupação passou de 5,6% para 6,4%, ante um aumento de 6,8% para 11,8% nos últimos dois anos. "Tivemos um aumento significativo da parcela da população economicamente ativa que simplesmente deixou de receber salário, o que é ainda pior que ganhar relativamente menos", diz Igor Velecico, economista do Bradesco.

Mas há outros dados que precisam ser considerados. O Brasil, por exemplo, tem um nível de renda considerado médio, mas um grau de desigualdade ainda alto entre as pessoas.  Essa disparidade caiu na última década, mas a crise praticamente freou esse processo. Segundo o economista Marcelo Neri, professor da FGV, o brasileiro está devolvendo parte dos ganhos de renda que teve nos anos anteriores à recessão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.