A Rede Africanidades - grupo de pesquisa e promoção da Filosofia Africana e Afrobrasileira - oferece o V Curso de Filosofia Africana com o tema "Histórias da Kalunga".

O evento acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de junho/2016. No Kilombo Tenondé - Rodovia Valença - BA 524 KM 23 (Bonfim) em Valença, BA, Brasil.
Na oportunidade, o professor Eduardo Oliveira e o Mestre Cobra Mansa estarão juntos convidando-nos a pensar nossas conjunturas de opressões históricas e situar alternativas de disputa. As lutas populares e políticas ainda hoje são criminalizadas e na esteira do tempo demandaram estratégias revolucionárias. Ora inspiradas nas perspectivas mitológicas de reinvenção de mundos e de si; ora nas histórias diaspóricas como a da travessia da grande Kalunga. A proposta do curso tem foco no imperativo da criatividade existente nas tecnologias ancestrais de negociação de conflitos. Sabedoria resguardada nos mitos. Referência hoje de contextos antepassados. Fonte de investigações e redefinições para um futuro mais equanime na diversidade brasileira.

O propósito é através da antropologia dos sentidos realizar movimentos de inversão, imersão e integração corporal como sujeitos temáticos que somos. Inseridas/os nas dinâmicas grupais como autoras/es de cada ponto ou contexto, tecendo em rede os acontecimentos. Para tanto, a diretriz é a própria ancestralidade. Fonte poderosa da cultura negra. Guardiã de signos de resiliência, resistência e respeito na manutenção da tradição. Valores preservados através da educação dos espaços de religiões de matriz africana, quilombola e de capoeira angola.

É sob a bandeira da grande Kalunga que buscaremos repertório e contribuições no fundamento da Filosofia Africana.

Nova Imagem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.