Ingredientes:

600g de brócolis, cortado em pedaços pequenos (use os buquês e o talo)

1 cebola grande picada

3 dentes de alho picados

1 caldo de legumes sem conservantes

2 colheres de sopa de azeite

Sal e pimenta do reino a gosto

½ xícara de castanhas de caju (de molho por 8 horas)

Preparo:

Aqueça uma colher de sopa de azeite e doure a cebola. Junte o alho e deixe cozinhar mais 30 segundos. Acrescente 500g de brócolis picado (reserve o restante) e refogue durante três minutos – tempo suficiente pra ele ganhar uma cor mais intensa e começar a dourar em alguns pontos.

Em seguida, junte o caldo de legumes e 700 ml de água. Quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar coberto até o brócolis ficar bem macio. Deixe a sopa esfriar um pouco. Transfira a sopa morna e as castanhas escorridas (descarte a água) para o liquidificador e triture até ficar bem cremoso e sem nenhum pedacinho de castanha inteiro (esfregue um pouco da sopa entre os dedos pra testar). Coloque de volta na panela onde a sopa cozinhou, tempere com um pouco de pimenta do reino (melhor se for moída na hora), prove e corrija o sal, se necessário.

Na hora de servir, aqueça o resto do azeite e refogue o brócolis reservado até ficar ligeiramente dourado, mas ainda crocante. Sirva esse creme em cumbucas pequenas, decoradas com brócolis refogado. Esse prato rende de quatros a seis porções.

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.