Integrar a comunidade, em especial os estudantes, tornando o ato de ler prazeroso e necessário é o objetivo do projeto “A fantasia e o encantamento da literatura no contexto escolar” lançado pela Biblioteca Municipal Ruy Barbosa na última terça, 05, no Centro de Cultura de Valença. O projeto que é uma parceria com o centro e tem o apoio do Ieste Educacional realizará diversas atividades durante todo o mês de abril.

12968558_606029502894351_1657007409_n

A abertura do evento aconteceu com a exibição do filme “A menina que roubava livros”, produção americana, baseada no livro homônimo do escritor australiano Markus Zusak, cuja trama conta a história da jovem Liesel Meminger, uma garota que vive com os pais adotivos na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Apaixonada por livros, ela acaba desenvolvendo o hábito de "roubar" obras para ler para o amigo Max, um judeu que mora clandestinamente em sua casa.

Entre os presentes na abertura, o Secretário de Administração, Ademar Barreto, destacou a importância do evento por valorizar a leitura. “Teremos um mês de atividade e esperamos que a comunidade participe deste evento que foi organizado com tanto carinho junto com o centro de cultura, a biblioteca e a secretaria de educação”.

Otávio Mota, poeta e diretor do Centro de Cultura acredita que as atividades aproximarão ainda mais a comunidade do espaço. “Fizemos uma parceria com a nova equipe que está coordenando a biblioteca visando promover uma interação entre os estudantes e professores da rede pública. Hoje, com a internet muita gente deixou de ler o livro impresso. Pra nós que escrevemos o livro provoca um prazer diferente. Por isso acho que o projeto acerta em envolver essa nova geração tornando possível que estes jovens adolescentes abram um livro e descubram o prazer da leitura”.

Fundada em 1946 e reinaugurada em 1990, a biblioteca municipal recebeu em fevereiro deste ano uma nova equipe formada por pedagogas e bibliotecárias que estão empenhadas em sua revitalização. Em março, mês da poesia, a biblioteca homenageou os escritores locais promovendo um sarau. Já em abril serão realizadas contações de histórias, oficinas artísticas, uma aula com o pequeno historiador Edson Aguiar e um bate papo com o escritor Wilson Caetano.

Para a professora Lúcia Araújo, é sabido que a mídia invadiu os lares e escolas deixando as pessoas alienadas pelas tecnologias e esquecendo do prazer da leitura de um bom livro. “A experiência de uma leitura deve se constituir sempre numa aventura individual que se inicia imediatamente após a abertura de um livro. Ao folheá-lo para decodificar sua junção de letras em palavras estaremos sempre exercitando o encantamento de uma nova descoberta. Toda sociedade busca sua história através do livro que registra e não apaga suas características, seus personagens, sua cultura e seus encantos. Em Valença não seria diferente”.

12966258_606030272894274_1262614978_n

Programação

07/04 -  14 h. ás 17h.- Área externa- contação de histórias “Compartilhadas e modeladas”, vivenciando as obras literárias e seus respectivos autores. Público alvo-Estudantes.

15/04 - 14hs às 17hs -Área externa-Oficina artística literária. Público alvo- Professores .

16/04 - 8hs às 12h- Jogos-cantados - Público alvo-professores

15:30hs - APRESENTAÇÃO E ENCERRAMENTO DAS OFICINAS.

18/04 - 8H ÁS 11H./MANHÃ Das 12hs às 17hs. -Dramatizações: Sala Principal com Escolas da rede pública e particular, referente ao dia de Monteiro Lobato; Publico alvo-Professores, estudantes e comunidade. Participação Especial do grupo Movimentos e CIA, com o espetáculo “Abra Cadabra.”

20/04 -14:30 ás 16:00 .Biblioteca Municipal Ruy Barbosa: Aula com o pequeno historiador-Edson Aguiar (Edinho) "Falando sobre os fatos interessantes da História de Valença" - Público alvo: Professores e Estudantes;

28/04 - 14h às 17h. Área externa- leitura na praça do pé de livro e encontro com professores escritores da Creche Casinha Feliz. Público alvo-professores e estudantes

29/04/16-das 15h às 18h - Biblioteca Municipal Ruy Barbosa: Café e bate papo com professor e escritor- Wilson Caetano. Público alvo-Professores e convidados.

 

Foto de capa:Pablo MH Vidal/tripadvisor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.