A realização do evento é uma iniciativa da empresária Joca do Guaibim Praia Hotel que se preocupa em fomentar o turismo local, principalmente na baixa estação.

Pelo quarto ano consecutivo, a Federação Baiana de Ciclismo (FBC) traz para Valença, a realização das 3ª e 4ª etapas do Ranking Estadual de Speed, que aconteceu no sábado (09) e domingo (10), com provas de estrada e contrarrelógio. Ao todo, 150 atletas participarão da competição que teve o apoio da Prefeitura de Valença, do Guaibim Praia Hotel, da Guarda Civil e da Polícia Rodoviária.

Largada do Campeonato aconteceu na entrada do Guaibim, próx. a Sereia

Largada do Campeonato aconteceu na entrada do Guaibim, próx. a Sereia. Foto:Jornal Valença Agora.

A 3ª etapa aconteceu na tarde do dia 09, sábado, com a prova Contrarrelógio Individual - CRI, que exige muita concentração e onde o único adversário do atleta é o relógio. O percurso foi de 5 km, com largada às 15 horas, do Atracadouro, localizado nas proximidades da praia de Ponta do Curral, em Valença.  O campeonato prosseguiu no domingo pela manhã, dia (10) com a realização da 4ª etapa. Desta vez a prova foi na estrada, com muito sol e calor acompanhando os competidores que largaram da entrada do Guaibim.

Diretor do Valença Agora, Vidalto Oiticica entrega premiação no pódio

Diretor do Valença Agora, Vidalto Oiticica entrega premiação no pódio. Foto:Jornal Valença Agora.

A premiação dos primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto lugar de cada categoria, aconteceu no Guaibim Praia Hotel, apoiador do evento, através da empresária Josemary Melo (Joca), no domingo à tarde.

Proprietária do Guaibim Praia Hotel, Josemary (Joca), articuladora do evento

Proprietária do Guaibim Praia Hotel, Josemary (Joca), articuladora do evento. Foto:Jornal Valença Agora.

“O Guaibim como toda praia, sempre passa por um período longo de baixa estação, e a movimentação de clientes é bem pequena, então nós do Guaibim Praia Hotel sempre estamos com a iniciativa de trazer eventos que possam fazer com que os hotéis, pousadas e restaurantes de Valença, mesmo na baixa estação, tenham uma boa movimentação. É esse turismo de evento que ‘segura a onda’ das empresas no período da baixa estação. A gente vê muito o pessoal falando em crise, a crise existe e a gente não pode ser cega pra isso, mas eu acho que a gente pode buscar ao invés de ficarmos acomodados, a gente vai e corre atrás pra trazer bons eventos, temos que ir em busca, não podemos é ficar parado”, observou a empresária Joca.

Presidente da FBC, Oscar Schimidt

Presidente da FBC, Oscar Schimidt. Foto:Jornal Valença Agora.

De acordo com Orlando Schimidt, presidente da FBC, estas etapas na Praia de Guaibim, são as que os atletas mais gostam. “O Guaibim é um lugar bom pra se fazer a prova, pela segurança que a gente tem. A prova no sábado foi perfeitamente tranquila e a prova de hoje [domingo] também foi bem tranquila, só tivemos um acidente normal de um atleta, mas foi prestado todo apoio pelo pessoal das ambulâncias. O pessoal da secretaria de Turismo nos deu um apoio muito grande, o pessoal do policiamento, Guarda Municipal também nos deu apoio e a gente consegue fazer uma prova bem tranquila aqui. Guaibim é uma praia muito boa pra se fazer essa etapa, a gente gosta muito, os atletas adoram porque conseguem vir e trazer seus familiares pra curtir a piscina, a praia, as coisas boas de Guaibim”, ressaltou o presidente.

Atendimento a ciclista acidentado

Atendimento a ciclista acidentado. Foto:Jornal Valença Agora.

SAMU presta os primeiros socorros ao ciclista que caiu durante a prova

SAMU presta os primeiros socorros ao ciclista que caiu durante a prova. Foto:Jornal Valença Agora.

O acidente ao qual Orlando se refere foi atendido inicialmente pela enfermeira Antonina, plantonista que estava atuando no distrito de Guaibim, e que falou com nossa equipe após o atendimento. “Estou aqui para qualquer ocorrência que tiver no Guaibim, essa foi a nossa primeira ocorrência do dia, estou aqui com maior prazer para essa assistência e acionei o SAMU para dar melhor suporte ao atleta acidentado”, nos disse Antonina.

Joca e o secretário de Turismo de Valença, Júlio Oliveira

Joca e o secretário de Turismo de Valença, Júlio Oliveira. Foto:Jornal Valença Agora.

Na avaliação do secretário municipal de Turismo, Júlio Oliveira, a Prefeitura está investindo e apoiando o evento pelo quarto ano consecutivo porque acredita muito na praia de Guaibim. “A Prefeitura sabe que apoiar um evento desses é você está fomentando o turismo, fomentar o turismo é fomentar a economia, fomentar a economia é contribuir para geração de emprego e renda, principalmente nessa época da baixa estação. Tivemos no mês de março o Guaibim Moto Fest, tem agora o Campeonato Baiano de Speed. Ainda este ano vai acontecer o encontro de paraquedistas na praia de Guaibim. Tem a programação do esquenta de São João que o pessoal da cabana Caravelas está fazendo de quinze em quinze dias essa movimentação da praia, isso significa dizer que, se as pessoas investirem na praia de Guaibim, o público vai atender a esse convite e vai vir pra cá. Tem que ter visão, qualquer evento como esse tem que ter apoio da prefeitura, e a prefeita tem feito isso nesses quatro anos, apoiando iniciativas como essa e tendo um final de semana festivo na Praia de Guaibim também com a festa de São José bastante movimentada. A gente vê as pessoas elogiando, ontem conversei  com um dono de pizzaria e ele me falando como foi importante esse final de semana, aqueceu o comércio dele, então esse é o objetivo da prefeita Jucélia e de toda equipe da administração”, destacou o secretário.

Atleta campeão brasileiro categoria Master B, Jorge Ferreira

Atleta campeão brasileiro categoria Master B, Jorge Ferreira. Foto:Jornal Valença Agora.

Os atletas aprovaram mais uma vez, a realização da prova no Guaibim. “É uma prova muito boa, porque é uma prova veloz, e pra gente que tem essa característica de velocidade, a gente consegue se dá melhor, tem duas subidas onde define mais quem vai na frente. Ontem foi uma prova de contrarrelógio e graças a Deus eu consegui ser o primeiro, hoje na prova de resistência também, consegui acelerar e chegar em primeiro, estamos aí na luta”, afirmou o campeão brasileiro de Speed, Jorge Ferreira de Almeida, de Vitória da Conquista, que compete pela categoria Master B.

Atleta valenciano, Jucélio dos Santos conquistou o 2º lugar pela categoria Sub-30

Atleta valenciano, Jucélio dos Santos conquistou o 2º lugar pela categoria Sub-30. Foto:Jornal Valença Agora.

Os atletas valencianos também foram destaque nestas etapas do campeonato. Kaio Felippe e Jucélio dos Santos conquistaram, respectivamente, o 1º e o 2º lugar pela categoria Sub-30. Acidentado na prova de contrarrelógio, Kaio Felippe foi representado no pódio, pelo atleta Anilton Araújo, membro do grupo Valença Bike, que nos contou um pouco sobre a empreitada. “Hoje tivemos o prazer de ter campeões os atletas Kaio Felippe e Jucélio, ciclistas apoiados pelo Valença Bike. Valença tá nesse caminho de fortalecer o ciclismo e o esporte pra gente representar nossa cidade a nível estadual. Nós possuímos cerca de 200 ciclistas membros do Valença Bile, em torno de 12 atletas que competem, mas o nosso foco principal é incentivar a população a pedalar para sair do sedentarismo. Temos o pedal à noite, dias de segunda, quarta e sexta, saímos oito horas da noite da Praça da República, convidamos os valencianos a vir pedalar junto conosco. Tem um grupo também, Anjos da Trilha que também que faz pedal dia de terça e quinta e fica no Jardim velho”, compartilhou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.