Os candidatos ao cargo de prefeito de Valença nas eleições municipais deste ano participaram nesta terça-feira (13), do primeiro debate eleitoral promovido pela Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção Valença e Universidade Estadual da Bahia (UNEB). O debate foi realizado no auditório da ACE/CDL às 20h. A entidade instalou um telão do lado de fora da entidade para que o público pudesse acompanhar o evento ao vivo.

img_6232

Compareceram ao debate todos os cinco candidatos a prefeito de Valença. São eles: Cláudio Queiroz (PRB), Jairo Batista (PR), Jucélia Nascimento (PTN), Ricardo Moura (PMDB) e Zé da Hora (PSDB).

O debate foi mediado pelo advogado Pedro Geraldo, membro da OAB-Valença, que em seu pronunciamento inicial destacou que “a democracia se constrói com o voto livre e consciente”. Dr. Pedro Geraldo informou no início do evento, que assuntos de caráter pessoal e ofensas estariam proibidos. O objetivo do evento era o debate de propostas e projetos de cada candidato para a cidade de Valença.

O debate foi estruturado em quatro blocos. No 1º bloco, as perguntas aos candidatos foram feitas pela ACE/CDL, OAB e UNEB. Os nomes dos candidatos ao qual a pergunta seria direcionada foram escolhidos via sorteio. Entre os assuntos debatidos: saneamento básico, mobilidade urbana, infraestrutura, saúde, educação, segurança pública, fomento ao comércio e as microempresas e turismo no distrito do Guaibim.

Cinco instituições foram convidadas para participar do 2º bloco do debate, direcionando cada qual, uma pergunta aos candidatos, sendo elas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA), Sindicato APLB Costa do Dendê, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Valença (CODEMA), Federação Municipal das Associações de Moradores de Valença (FEMAMVA) e Santa Casa de Misericórdia de Valença.

No 3° bloco do debate, cada candidato respondeu e formulou uma pergunta ao candidato escolhido por ele mesmo. Os candidatos tiveram 30 segundos para formular a pergunta e dois minutos para as respostas. Neste momento, os candidatos tiveram direito a réplica e tréplica. As considerações finais de cada candidato ficaram reservadas ao último bloco do debate.

A Polícia Militar realizou a segurança do evento.Não foi registrada nenhuma ocorrência.

A votação das eleições municipais deste ano em todo o país está marcada para o dia 2 de outubro.

Este debate contou com a transmissão ao vivo da Rádio Rio Una Fm. Acesse aqui o áudio completo do debate:

Link para download do áudio!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.