Religiosidade, cultura, shows e participação popular. Esses foram alguns dos aspectos marcantes das comemorações em homenagem à Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Cairu. Uma vasta programação marcou a tradição secular que data de 1610.

 

Como já é costume, todas as noites do novenário foram marcadas pelos ensaios do grupo cultural ‘Os Caretas’ (zambiapunga), patrimônio imaterial da Bahia, que alegra as noites e prepara os componentes para o momento mais importante, na madrugada de sábado para domingo, por volta das 4horas da manhã, quando ‘Os Caretas’ saem às ruas em alvorada, tocando suas enxadas, cuícas, tambores e búzios. O grupo cultural voltou às ruas na tarde de segunda-feira para o esperado 'Casamento dos Caretas'.

Cairu celebra Nossa Senhora do Rosário (11)

O prefeito Fernando Brito participou da cerimônia, acompanhado da primeira-dama Adriana Brito, do secretariado municipal, bem como dos vereadores e amigos.

Na manhã do domingo, a missa solene reuniu na Igreja Matriz cairuenses e visitantes. O prefeito Fernando Brito participou da cerimônia, acompanhado da primeira-dama Adriana Brito, do secretariado municipal, bem como dos vereadores e amigos. Após a procissão percorrer as ruas históricas, visitantes e romeiros foram recepcionados em um almoço.

Cairu celebra Nossa Senhora do Rosário (8)

No palco, atrações musicais abrilhantaram a parte profana da festa.

A parte profana da festa também contou com uma grande estrutura de palco e som montada pela administração municipal para as apresentações das bandas Saiddy Bamba, Tom Black, Alex Max, Pirilampo, Lukas Barretto, Bom Te Ver e Mara Ribeiro. Foram dois dias de praça cheia e do comércio local aquecido.
 .
Fonte: Ascom/Cairu

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.