Com a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19 no país, o cooperativismo tem sido o caminho para uma nova oportunidade de trabalho e de renda no mercado. Este foi o caminho para 42 costureiras de Valença, que se reuniram e criaram uma cooperativa na cidade. O evento de fundação foi realizado no último dia 31 de julho, na Casa do Empresário de Valença e contou com a presença de autoridades e lideranças do setor têxtil e de vestiário.

WhatsApp Image 2021-08-25 at 13.17.49 (1)

A Cooperativas de Costureiras de Valença tem como presidente Luciane Machado. Confira a seguir a composição completa da cooperativa:

Diretora Administrativa: Maria José

Diretora Financeira: Débora dos Santos

Diretor Jurídico: Dr Fábio Sá Nogueira

Diretora de Marketing: Zoraide Araújo

Diretora de Controle de Qualidade: Carmem Gonçalves

Diretora de Controle de Produção: Marluce Aguiar

Diretora de Segurança do Trabalho: Maria Zenaide Fonseca

Diretor de Patrimônio: Luciano dos Santos

Diretoras de Vendas: Genilda Ferreira / Sônia / Rosa Salomão

CONSELHO FISCAL: Maria Costa / Antônia Maria / Telma Pacheco / Inaracy Sousa

A presidente da cooperativa, Luciane Machado, ativista social e cultural comentou sobre a importância da união das profissionais do segmento no sistema cooperativista.  "Organizamos trabalhadores que exercem e exercerão a função, garantindo vantagens para todos os membros, facilitando o trabalho. Uma filosofia de vida, buscando transformação igualitária, feliz, equilibrada e com melhores oportunidades para todos, um caminho que mostra que é possível, união e desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade, individual e coletivo. Parabéns a Coopacooperativa e ao nosso município", ressaltou.

O diretor do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem da Bahia, Antônio Martins acredita que a iniciativa pode impulsionar outras ações para desenvolvimento do segmento na região. “A cooperativa é um embrião. Daí pode surgir um micro e pequeno empresário, o que fortalece o setor com todo”, aposta.

O Sindicato da Indústria do Vestuário da Bahia se propôs a dar suporte técnico ao projeto, de forma a assegurar a viabilidade do empreendimento. “Iremos conceder apoio técnico para organizar a cooperativa e viabilizar negócios”, disse Hari Hartmann, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário da Bahia.

Na avaliação do presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Feira de Santana e Região, Edison Nogueira, o iniciativa pode inspirar outras similares na região. “Esse foi um passo que pode estimular a criação de outras cooperativas, que são muito importantes para o nosso segmento, tanto para atuarem como facção e capacitação de mão-de-obra. Além do ganho social para a região”, completou.

Além das lideranças sindicais, participaram do evento de fundação, o vice-prefeito de Valença Joailton Manoel de Jesus, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Ademir Costa e o gerente Industrial da Companhia Valença Industrial, Horácio Araújo.

Fotos: Divulgação

Com informações do Sistema Fieb

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.