A renda com as incrições para a comepetição foram revertidas para o Hospiltal Arstides Maltez.

 

Solidariedade e superação marcaram a Copa Bahia de Jiu Jitsu, realizada neste domingo 17, na Associação Desportiva de Salvador (Adelba), na Paralela. O evento teve apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desportos da Bahia, autarquia vinculada a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

 

Com a renda das inscrições revertida para as obras assistenciais do Hospital Aristides Maltez, centro de excelência no cenário nacional na luta contra o câncer, a competição reuniu cerca de 300 atletas de seis municípios baianos, dentre eles o jovem atleta Igor Nogueira, 20 anos, portador de Transtorno do Espectro Autismo (TEA).

 

Com a doença detectada aos 7 anos, Igor teve problemas para se desenvolver. As condições mecânicas, psicológicas e sociais de Igor só ganharam o caminho do progresso quando ele passou a praticar o jiu jitsu. Além de dele, participaram da competição atletas com deficiência física.

 

Igor pratica jiu jitsu na instituição Tatame de Jesus, que oferece, gratuitamente, aulas para 65 alunos, entre crianças e adultos, no bairro de Brotas, em Salvador. Segundo Marleide Nogueira, coordenadora do projeto, e mãe de Igor, as técnicas do jiu jitsu confrontam os sintomas do autismo e é uma maneira de proporcionar o desenvolvimento dos portadores.

 

“O esporte provoca interação e o contato físico, coisa que o autista tem aversão. O pensamento fica mais dinâmico, o que ajuda na elaboração dos diálogos”, explica Marleide

 

Presente na abertura do evento, o secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, reiterou a prioridade do Governo em apoiar e desenvolver o esporte no estado. “Essa competição é a prova que esporte e inclusão social andam de mãos dadas. E é dessa forma que estamos desenvolvendo a política esportiva em nosso estado”,

Ascom/Setre

 

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.