amalia-grimaldi

amália 1(Amália Grimaldi, de Melbourne, Austrália. 2016)
Escondido por séculos numa caverna lacrada no norte da China, uma cópia do “Diamond Sutra”, viria a constituir-se no mais antigo livro impresso que se tem história no mundo. Este livro foi feito em 868. Entretanto, escrito em chinês, o texto é um dos mais importantes trabalhos sagrado da fé budista que foi fundada na Índia mais tarde.

A escrita foi iniciada a cerca de três mil anos atrás pelos sumérios na Mesopotâmia – o Iraque de hoje. Depois, mil anos adiante, os chineses desenvolveram uma escrita em forma de pictogramas, símbolos simplificados, que os monges budistas gravaram nos blocos de madeira, criando assim a xilogravura. Em 806, a combinação da escrita e do papel com a xilogravura deu forma ao mais antigo livro, conhecido como Sutra Diamante. Contém textos sagrados do budismo.

amália 2Finalmente, a impressão chega a Europa, seguindo a mesma rota do papel. Na Idade Media, entre os séculos quatorze e quinze já era possível visualizarem-se imagens acompanhadas de textos gravados na mesma prancha. Sobrepondo-se as folhas, estas constituíram páginas. Deram então, origem aos primeiros livros xilográficos.

 

 

amália

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.