Dia 8 de Março – Dia Internacional das mulheres – A redação do site valencaagora.com propõe uma seleção de documentários que contribuem para a memória de algumas das mulheres revolucionárias, que sacrificaram seu tempo e suas vidas na luta contra sistema e ideologia burguesa.

  1. Mercedes Sosa – A voz da America latina (2013)

01

A vida de Mercedes é aquela que ecoa em nós pela sua força, presença e coragem.

Uma mulher que com Arte e responsabilidade emprestou sua voz aos que não tinham nenhuma. O documentário dirigido por Rodrigo H. Vila é narrado pelo filho único de Mercedes Fabian Matus, o que dá ao filme uma intimidade.

  1. Brave Miss World 2012

02

O documentário Brave Miss World conta a historia de Linor Abargil, Miss Israel em 1998, que foi violentada semanas antes de ser eleita Miss Mundo e com isso se tornou uma das representantes mundial de vítimas de estupro. Linor começou a incentivar outras mulheres a se manifestarem e a ajudar outras a lidar com suas próprias histórias.

O documentário acompanha Linor em sua luta de justiça pelos direitos das mulheres.

O filme foi produzido por Cecilia Peck.

3. What happened Miss Simone (2015)

03

Documentário de Liz Garbus selecionado para os festivais de Sundance e Berlim. Uma das lendas fundamentais da música americana e ativista política severa, Nina Simone tem sua história contada na íntegra no documentário, desde a infância até a morte, em 2003 da maior princesa do Soul.

  1. Girl Rising

04

Documentário essencial sobre o feito transformador que a educação tem na sociedade – principalmente em relação às mulheres. O filme retrata a história de nove meninas de 7 a 16 anos que vivem em comunidades de pais pobres e recebem a oportunidade de ir à escola. O filme mostra que dar as garotas acesso a educação é uma maneira de quebrar ciclos de pobreza, acabar com longas tradições de injustiças e educar filhos e filhas de maneira igualitária.

5.Em busca de Iara

05

Nascida na elite paulistana, Iara Iavelberg (1943-1971), abandonou o conforto, o casamento e a psicologia, aderindo a luta armada nos anos 1960. Sua morte em agosto de 1971 foi atribuída a um suicído – e esta é a tese que o documentário em Busca de Iara de Flavio Federico quer desmentir. O documentário ilustra um dos muitos desvios radicais de trajetória determinados a partir do golpe de 1964 aqui no Brasil.

  1. Documentário A Revolução das Mulheres

06

Documentário de Feriel Bem Mahmoud que intenta descrever qual foi o lugar das mulheres durante as revoluções árabes.

Elas lutaram ao lado dos homens majoritariamente no Egito e Tunísia. Os direitos e o estatuto delas levaram aos debates políticos.

Há 50 anos, após a independência, a liberdade e a emancipação parecia promessa às mulheres árabes. E os líderes políticos da época, libertadores de povos, declararam todos também quererem libertar as mulheres.

50 anos depois, as mulheres árabes ainda têm que lutar mais do que nunca para conquistar ou defender os seus direitos duramente conquistados.

Este filme conta a história de suas lutas, que começou há mais de um século.

De Beirute para Casablanca, via Riad, Cairo, Túnis e Argel, Feriel Ben Mahmoud recolheu os testemunhos de ativistas e de artistas comprometidos, jovens feministas hoje.

Combinando imagens inéditas e entrevistas, o filme refaz os passos de uma história ainda em grande parte inédita, desconhecida para os árabes como os ocidentais.

O feminismo árabe empresta caminhos diferentes em países diferentes, mas todos estão a lutar contra a discriminação. Uma batalha longe de terminar em um contexto geopolítico atual tenso.

  1. Love Marilyn

07

Quase 50 anos depois de sua morte, completados em agosto de 2012, uma caixa com escritos de Marilyn Monroe foi achada na casa de sua professora de atuação. Com base nos papéis, poemas, cartas e trechos de biografias, entrevistas com biógrafos e imagens de arquivo, a diretora Liz Garbus construiu o documentário Love, Marilyn. Os pensamentos dela são interpretados por atrizes como Glenn Close, Viola Davis, Evan Rachel Wood e Lindsay Lohan, enquanto trechos de biografias e textos de outras pessoas ganham voz de Ben Foster e Adrien Brody.

  1. GoodOl´ Freda

08

GoodOl' Freda conta a história de Freda Kelly que, aos 17 anos foi escolhida pelo empresário dos Beatles, Brian Epstein, para ser a secretária da banda, cargo que manteve durante a metade da trajetória dos "Fab Four" graças a sua lealdade e dedicação. Ela tinha um dos trabalhos mais cobiçados do mundo e guardou cuidadosamente os segredos da banda e se negou a falar sobre isso durante 50 anos - até agora!

  1. Domésticas

09

Realizado antes da PEC das Domésticas, em 2011, o documentário explora um terreno nublado de relações trabalhistas, sociais e culturais entre famílias empregadoras e empregadas em diversos cantos do país. O ponto de partida é simples: o diretor Gabriel Mascaro deu uma câmera para sete adolescentes de diversas regiões e classes sociais para filmar o cotidiano de suas domésticas. O diretor não interferiu nas filmagens, apenas pegou o material bruto e o montou.

  1. As Hiper Mulheres

10

O longa-metragem faz parte do projeto Vídeo nas Aldeias, criado por Vincent Carelli para introduzir a produção cinematográfica nas aldeias indígenas brasileiras. Assim, As Hiper Mulheres foi filmado pelos próprios Kuikuros, com direção dos cineastas Takumã Kuikuro e Leonardo Sette, além do antropólogo Carlos Fausto. No desenrolar da história é possível conhecer mais a respeito da realidade dos índios dessa tribo, localizada no Alto do Xingu, em Mato Grosso: as músicas tradicionais e sagradas, o cotidiano, o bom humor e as relações de gênero.

  1. Pray The devil Back to Hell

11

Pray The Devil Back ToHell (Reze Para o Diabo Voltar Para o Inferno, em tradução livre) conta a história de um grupo de mulheres liberianas extremamente corajosas que lutam para acabar com a guerra civil e à favor da paz no país. Dirigido por Geni Reticker, o filme mostra mães, avós, tias, filhas, cristãs, muçulmanas - que estão juntas em um exército de convicções para exigir soluções eficazes para acabar com o estado de alerta que impera no país.

12- The Life and Times Frida Kahlo

12

The life and times of Frida Kahlo é uma biografia íntima de uma mulher que graciosamente equilibra a vida privada de doença e dor contra uma pessoa pública que era extravagante, irreverente e de renome mundial. Kahlo foi uma testemunha ocular em um emparelhamento único de revolução e renascimento que definiu a época em que ela viveu.

Através do prisma da sua vida e da arte, o filme explora a cultura antiga do México, a Revolução Mexicana, o fogo do comunismo que queimou pela América Latina na década de 1920 e 30, os inovadores em pintura, fotografia, cinema, escrita e poesia que se reuniram na Cidade do México e o renascimento do interesse na cultura popular para o qual Kahlo tornou-se um símbolo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.