Na cultura moderna a aparência é de suma importância e exige um novo padrão de beleza do sorriso. O atual padrão de beleza traduz-se por dentes claros, bem contornados e corretamente alinhados. A beleza é um fator determinante na auto- estima e essa é crucial nos relacionamentos interpessoais. Dessa forma as pessoas procuram dentes brancos por diversas razões e essas podem ser: sociais, profissionais e psicológicas.

O clareamento, em suas diversas formas é a modalidade de tratamento mais conservadora por manter intactas as estruturas dentárias sadias. Porém o clareamento não é um procedimento previsível, mas de acordo com os estudos o índice de sucesso inicial é de 92%. Desse modo, o tratamento por si só pode mudar significativamente a aparência dos dentes.

O Clareamento Dental pode ser realizado por qualquer pessoa?

Sim, pode ser realizado por qualquer pessoa, porém os géis clareadores não exercem nenhum efeito sobre as resinas ou porcelanas. As únicas contra-indicações para o clareamento são para gestantes e pacientes com doenças gengivais, cárie ou qualquer outra patologia bucal. Recomenda se a partir de 15 anos de idade no mínimo para iniciar o tratamento.

Posso fazer o clareamento sem consultar o dentista?

Não é recomendado. É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará a monitoração do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim. Não é recomendado adquirir produtos de clareamento em farmácias e drogarias, pois estes produtos não tem a mesma eficiência daqueles usados pelos profissionais e podem provocar efeitos secundários indesejados, como a sensibilidade com frio e quente, e nenhum resultado aparente.

 

Quais são as técnicas disponíveis para clarear os dentes?

Para a maioria dos pacientes, os dentes podem ser clareados de três maneiras:

  1. Em consultório: mínimo de duas a três sessões de 60 minutos cada, com géis clareadores ativados ou não por Laser ou Led.
  2. Em casa: através do uso de uma moldeira pré fabricada na qual o cliente coloca um gel clareador pelo tempo determinado pelo dentista e um período mínimo de 14 dias consecutivos e dependendo do grau de manchamento dos dentes.
  3. Associação das duas técnicas acima citadas, com duas a três sessões em consultório e um período usando moldeira com gel clareador em casa. Das 3 técnicas citadas, esta é a que apresenta os melhores resultados.

 

Ocorre algum dano às gengivas com o uso de gel de clareamento?

Na maioria das vezes não. Alguns pacientes podem apresentar uma ligeira sensibilidade nas gengivas quando se utiliza o gel numa maior concentração. Caso isto ocorra, basta suspender a aplicação e entrar em contato com o dentista para que o profissional possa ir adequando o tratamento passo a passo.

O clareamento dental provoca enfraquecimento dos dentes?

Essa ideia na realidade é um mito. Há uma infinidade de artigos científicos evidenciando que não ocorre enfraquecimento do esmalte e da dentina. A técnica de clareamento com moldeira + gel está consagrada desde os anos 80 e não provoca nenhum tipo de enfraquecimento dos dentes.

Os géis clareadores danificam e/ou modificam a cor das restaurações de resina e coroas de porcelana?

Não. Os produtos clareadores não alteram a cor dos materiais restauradores, apenas dos dentes. Sendo assim, após o clareamento torna-se necessário substituir as restaurações em resina e/ou porcelana.

Os dentes escurecem depois de um tempo?

A durabilidade do clareamento dental depende em sua maior parte dos hábitos alimentares, de higiene e da assiduidade do paciente ao consultório. Nos pacientes fumantes, que ingerem frequentemente alimentos com pigmentos fortes, o clareamento dental dura pouco. Podendo ser repetido uma vez por ano para manutenção. Os pacientes que não têm esses hábitos podem repetir o tratamento a cada dois ou três anos. É importante salientar que, quando os dentes clareados escurecem, nunca mais voltam à cor original.

De qualquer forma, o clareamento dental tem a finalidade de trazer a beleza ao sorriso e é um procedimento muito seguro e comum da estética dental. Agende sua avaliação de clareamento dental na CLINICA FISIODONTO com Dra. Vanessa Oliveira (75) 3643 1367 Eleve a sua auto estima e rejuvenesça pelo seu sorriso.

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.