De acordo com o Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (APUB), as comunidades do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Instituto Federal Baiano da cidade (IFBaiano) de Valença foram surpreendidas com o anúncio de que o Ministério da Educação, através de sua Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) planeja unificar os campi Valença Tento (IFBA) e Valença (IF Baiano), numa decisão unilateral.

 

“A medida, foi exposta numa reunião que ocorreu na sede da SETEC/MEC na sexta-feira, 15 de junho, da qual participaram, além de representantes do Ministério, a Pró-Reitora de Ensino do IFBA, Jaqueline Oliveira; a Diretora Geral do campus Valença IFBA, Alba Rogéria dos Santos Silva; o reitor do IF Baiano, Aécio Araújo; Geovane Guimarães,  Diretor Geral do campus Valença IF Baiano e Leonardo Lapa, Pró-Reitor de Administração e Planejamento da instituição”, informa o Sindicato.

Na ocasião da reunião citada, foram apresentadas informações acerca do estudo que o MEC estaria fazendo para a concretização da unificação, na qual o campus do IFBA seria incorporado ao IF Baiano, bem como dados acerca dos Institutos que foram trazidos por seus representantes mediante solicitação prévia.

Em nota, a reitoria do IF Baiano informou que “nenhum termo da proposta de unificação ainda foi definido. Qualquer proposta só será apresentada após a conclusão dos estudos”. O texto afirma ainda que “só haverá contribuição deste reitorado neste processo caso ele seja gestado dentro das próprias comunidades envolvidas”.

Na manhã desta sexta-feira, 19, ao tomarem conhecimento da visita técnica do MEC às duas instituições, alunos de ambos os institutos se mobilizaram para impedir a entrada dos representantes. (Veja vídeos abaixo)

 

 

 

A Reitoria do IFBA divulgou na tarde desta segunda-feira, 18, uma Nota de esclarecimento sobre o assunto. “Reiteramos a todos que não temos poderes para criar ou extinguir campus, mas temos força para, respeitando as diversidades, lutar pela coesão institucional e pelo predomínio da verdade, em detrimento dos interesses políticos ou individuais”, diz trecho.

Leia a Nota na íntegra, clicando no link: http://portal.ifba.edu.br/notas-comunicados/nota-de-esclarecimento-da-reitoria-do-ifba-sobre-o-campus-valenca

O Núcleo Territorial de Educação (DTE 06) publicou nesta terça-feira, 19, uma nota de repúdio ao processo de unificação das instituições, dizendo que se coloca a disposição para “juntos evitarmos mais um retrocesso para a educação pública”.

O MEC ainda não se pronunciou sobre as manifestações em Valença.

 

 

Uma resposta

  1. Kelly

    Os estudantes não podem ficar de braços cruzados perante este ataque contra a educação pública baiana.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.