Um grupo de estudantes italianos criou uma máquina de vendas que transforma lixo plástico em capinhas para celulares. O equipamento foi apelidado de “My ProMotion” e já venceu um prêmio italiano de impacto social.

A máquina fio desenvolvida dentro de um projeto escolar, com o grupo de alunos do ensino médio: Marco Tomasello, Daniele Caputo, Vicenzo Virruso, Vittorio Maggiore, Toni Taormina, junto com a professora Daniela Russo. Os estudantes desenvolveram uma impressora 3D, que usa os resíduos plásticos como matéria-prima para a fabricação de capinhas personalizadas para celulares.

maquina_reciclagem

O processo é muito simples e fica visível às pessoas, o que deixa tudo mais interessante e atraente. Os resíduos plásticos são depositados em um reservatório, onde se transformam em pequenos pedaços, que depois são derretidos e colocados em formas para criar os cases de celular.

maquina_reciclagem2

A primeira máquina já está pronta, mas para conseguir impacto em grande escala, os jovens estão em busca de patrocínio e apoio para conseguirem reproduzir a máquina de reciclagem e espalhá-la por pontos específicos das cidades.

O sistema é uma demonstração prática de que nem todos os resíduos precisam ser considerados lixo. Muito material descartado ainda pode ganhar valor, desde que seja usado adequadamente.

 

Fonte: CicloVivo

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.