Com o intuito de empoderar a comunidade e garantir alimentação saudável para todos, o engenheiro agrônomo Carlos Salles decidiu ajudar a criar uma horta comunitária na favela Cidade de Deus, próxima ao lixão da cidade de Campo Grande (MS). Além do cultivo, o projeto prevê a distribuição de cestas básicas com produtos frescos e cafés da manhã feitos com o auxilio de diversos voluntários.

Uma horta comunitária é bem-vinda em qualquer local, mas elas são ainda mais importantes quando instaladas em áreas de vulnerabilidade social. As funções de um simples plantio vão além da produção de alimentos, elas garantem também o fortalecimento de toda a comunidade.

Mas, assim como o ditado diz: não dê o peixe, ensine a pescar, Salles queria ir além. Em setembro deste ano foi criada, então, a horta comunitária da Cidade de Deus, ele explicou que tudo foi possível graças à mobilização de voluntários e dos próprios moradores da comunidade, que ajudaram com a doação de materiais, mudas e com o próprio trabalho.

Para Salles, não há nada que impeça as pessoas de consumirem alimentos frescos. A ideia da horta comunitária é que todos possam usufruir da colheita, além de aprender como cuidar do plantio e cultivo. A iniciativa pode representar um grande aprendizado para adultos e crianças, além de fortalecer os laços da comunidade e garantir sua independência e autonomia.

“Através do esforço coletivo podemos avançar na eliminação do individualismo e formar uma sociedade mais altruísta e positiva, visto que, onde implantamos hortas a energia dos ambientes se transformou”, explicou Salles.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.