Quadrilha, shows católicos e a cantora Joanna se apresentaram ao público

Centenas de famílias compareceram à Praça da Bandeira, em Valença, na noite desta sexta-feira (08), para prestigiar o Show da Paz, evento que integra a festa secular de São Pedro, o padroeiro dos pescadores, organizada pela Igreja de São Pedro, do bairro do Tento, pertencente à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e com o apoio da Prefeitura de Valença e patrocínio da Itaipava. Este ano, a festa que teve o início de suas homenagens no dia 26 de junho com a celebração cultural da puxada do mastro e encerra-se neste domingo, foi presidida pelo casal Vane Costa e Raimundo Costa. A Entrega das chaves e mudança de comissão para a festa do próximo ano, também ocorre neste domingo.

 

IMG_4275

O Show da Paz contou com a apresentação da Quadrilha Esfarrapados e das bandas católicas, Life, Maranathá e Oásis. O show popular trouxe como atração a cantora Joanna que entoou seus maiores sucessos e músicas consagradas do catolicismo. Antes de subir ao palco, Joanna deixou uma mensagem aos valencianos, em entrevista ao Valença Agora: “É um prazer enorme está nessa festa de mais de cem anos de história e de muita fé. Um beijo da Joanna a todos de Valença!”, disse.

IMG_4359

IMG_4337

IMG_4341

O Padre Cristóvão Pereira, pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus reforçou a religiosidade do evento. “A festa já tem uma tradição secular marcada por uma espiritualidade baseada no primado de Pedro, construído com a história do bairro, bairro de pescadores e este ano o diferencial parte da experiência do Papa Francisco quando ele fala sobre uma Igreja que revele o rosto de Jesus Cristo, um Jesus Cristo muito encarnado na vida das pessoas e a festa esse ano traz essa espiritualidade e agente fez questão de acompanhar, de estar mais próximo, por isso prezamos por uma liturgia bem preparada, tudo isso com o apoio das pastorais, dos grupos e hoje celebrando o show da paz”.

IMG_4313

A vereadora Vane Costa, moradora da comunidade do Tento e presidente da comissão organizadora da festa de 2016 comentou sobre a realização do Show da Paz. “Essa festa de São Pedro vem de vários anos e já é uma tradição, o Show pela paz, a cada ano apresenta uma novidade para Valença porque a gente quer que a paz reine em nossa cidade, que as pessoas tenham um espírito de harmonia, de fé, de prosperidade e de união, esse show nada mais é que a união de todos. Temos aqui na praça famílias que vieram prestigiar esse momento ímpar, e que nós, enquanto representantes de pescadores vamos continuar fazendo, que é a festa do padroeiro dos pescadores e pra mim muito me honra estar presente aqui todos os anos”.

vereadora

Raimundo Costa, que atualmente é presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores da Bahia (FEPESBA) e também preside a festa de São Pedro em 2016, disse se sentir muito orgulhoso de ser valenciano. “Sinto satisfação e o orgulho de nascer nessa terra de pessoas simples que constroem nossa historia e preservam essa festa que já é tradição. Valença tem um celeiro de homens e mulheres que com certeza nos alegra”. Raimundo saudou em especial, os pescadores e sua comunidade do Tento. “Sabemos da alegria de sair do Tento e estar em Salvador representando não só os pescadores do Tento, porque o pescador é Valença, é Bahia e é Brasil, e que eu possa a cada dia defender e orgulhar esse povo maravilhoso”, considerou.

IMG_4279

A prefeita Jucélia Nascimento afirmou em entrevista ao Jornal Valença Agora, que considera o São Pedro, uma festa tradicional. “A festa sempre acontece com muito brilhantismo e muita fé, ela está no calendário do município, é a festa do pescador, do povo de Valença que tem uma tradição pesqueira e nós como cidadãos estamos sempre aqui juntos pra prestigiar, louvar, agradecer e pedir a Deus que nos abençoe e abençoe o povo da nossa cidade. Parabenizo a todos os organizadores e que São Pedro continue mantendo a sua tradição e a alegria do povo de Valença.”

A secretária municipal de Cultura Esporte e Lazer falou sobre a tradição da festa de São Pedro. “São 115 anos de festa, é uma festa totalmente cultural, independente de ter ou não grupos culturais se apresentando, por isso, a gente vem mantendo essa tradição.Conseguimos trazer as quadrilhas juninas, mas a cultura em si está na própria festa. Esse ano conseguimos trazer Joanna que é uma atração nacional, uma pessoa encantadora que ficou super curiosa pra conhecer a história do bairro do Tento e isso é cultura. A gente só tem a agradecer a toda a equipe da Igreja, da paróquia que vem lutando por essa festa e toda comunidade de Valença que vem participar”.

Jeová Porto, presidente da Associação de Moradores do Tento e membro da Igreja reforçou: “A Paróquia e a comunidade do Tento luta para que essa festa aconteça com todo o brilho. Agradecemos a todos os amigos que nos fortalece e nos anima para não deixar o São Pedro de Valença morrer. O Tento faz essa festa para toda cidade”, pontuou.

A Imagem peregrina de Bom Jesus da Lapa foi apresentada no palco pelo Padre Mateus. “Estamos visitando as comunidades das Paróquias do Sagrado Coração de Jesus e do Bom Jesus, onde começamos a peregrinação. Estamos aqui para dar a benção ao povo que vive aqui em Valença pedindo a paz na cidade de Valença, dentro das famílias e das nossas casas, sobretudo dentro do Coração de cada um de nós presentes aqui”, declarou.

 

IMG_4295

IMG_4303

O empresário Hilton Couceiros também prestigiou o Show da Paz e lembrou-se da tradição neste depoimento: “Eu era menino ainda quando foi criada a Colônia de Pesca de Valença, e Nessa colônia tenho uma raiz plantada, porque um dos primeiros que a dirigiu foi meu pai e teve muitos outros, muitos pescadores e essa comunidade soube valorizar isso até hoje, isso só faz crescer a dignidade do povo do Tento, um bairro que é referencia hoje na cidade de Valença como um bairro católico e essa é uma festa que desejo que se mantenha para sempre”.

IMG_4291

Homenagens

Os padres Cristóvão Pereira e Marcos Reis, o deputado federal Claudio Cajado e presidente da FEPESBA, Raimundo Costa foram agraciados com uma placa de reconhecimento pelas realizações em prol da comunidade valenciana, ofertada pela comunidade católica através da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

IMG_4324

Claudio Cajado agradecer a deferência e disse: “Eu como homem publico quando tenho reconhecido o meu trabalho, isso me engrandece e me estimula a fazer cada vez mais, servir ao povo de Valença, àqueles que acreditam que o Brasil possa melhorar com o esforço de cada um de nós, é uma honra muito grande”, destacou.

homenagem

Momento Cultural

O Show da Paz teve início por volta das 19h30 com a apresentação da Quadrilha Esfarrapados, coordenada por Maria das Neves, popularmente conhecida por Profª Nevinha, que conservou conosco sobre a apresentação da Esfarrapados que faz parte da Federação Baiana de Quadrilhas e possui em seu quadro 62 dançarinos e 12 pessoas de apoio.

IMG_4233

IMG_4231

“A Quadrilha Esfarrapados está completando 27 anos de praça em Valença, em 2016. Participamos do Arraiá do Galinho, ondeficamos em 14º lugar. Essa quadrilha nasceu com o intuito de tirar as crianças de locais perigosos, começou como quadrilha de escola e virou quadrilha de campeonato.Dançar no Tento pra nós é uma dádiva, porque a quadrilha dançou pela primeira vez aqui, e cada vez que a gente pisa nessa praça, na Festa de São Pedro, renasce aquele amor, e isso que é importante, manter o amor pela cultura. Agradeço a todos que nos fizeram estar aqui presentes hoje.”

Banda Life ‘15 anos’

IMG_4269

Esta é a terceira vez que a Banda Life, sobe ao palco do Show da Paz da festa de São Pedro em Valença. Para os componentes da Life, a apresentação foi ainda mais especial por estarem celebrando os 15 anos de história da banda. Conversamos com alguns deles.

IMG_4254

Jeicimilena Campos – vocalista

“Eu canto desde os cinco anos de idade, e desde os dez eu já ouvia a banda Life. Tenho três anos de banda e pra mim está sendo uma experiência única porque sempre tive vontade de cantar em uma banda grande. É uma honra pra mim estar participando desse momentos dos 15 anos da banda”.

IMG_4263

Robson Souza – Vocalista

anuncie_agora“A Banda Life é parte da minha vida, nós começamos em 2001, estou no projeto desde o início. A princípio nós surgimos para evangelizar nas comunidades, para animar as festas, mas isso foi crescendo e houve a necessidade de expandirmos esse trabalho, o que nos rendeu bons frutos. Muitas bandas de outras cidades foram inspiradas no projeto da banda Life, hoje quase todas as cidades que não tinham banda católica, agora tem, então ficamos felizes em ter incentivado e animado às comunidades para levar o evangelho de Jesus Cristo da melhor maneira possível”.

Magnovaldo Santos – Responsável pela banda

“É um momento de muita alegria viver essa experiência de 15 anos da banda Life, alegria de termos iniciado os trabalhos em 2001 por conta das comemorações dos 200 anos da Igreja Matriz, uma experiência que deu certo logo no início e extrapolamos a linha da paróquia e hoje estamos celebrando essa vitória. Encontramos dificuldades no meio do caminho, mas quando a gente coloca Deus acima de tudo, a gente consegue superar. A comunidade de São Pedro é uma das que tem nos apoiado e a gente agradece a comunidade por nos proporcionar essa oportunidade de mostramos nosso trabalho, que é um trabalho voluntário”.

 

Emanoel Venceslau – Vocalista

“Momento de fé e alegria hoje completando 15 anos de Life, onde estive desde o início. Olhando a nossa caminhada, tivemos momentos de dificuldades, mas soubemos ser persistentes e graças a Deus e ao apoio das comunidades, estamos firmes no nosso trabalho de evangelização através do louvor”.

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.