Há 38 anos, o soteropolitano residente em Valença, Sr. Heraldo Mendes dos Santos, 77, resolveu ir em busca de autoconhecimento. Desta motivação surgiu a sua admiração pela Meditação. Alguns anos depois, ele passou a se interessar e estudar também o Chi Kung. Ambas são técnicas milenares, a primeira nasceu na Índia e esta última é originária da China.

Sr. Heraldo é professor das duas técnicas e se oferece para dar aulas gratuitas de meditação e de Chi Kung. Sua experiência e conhecimento já foram transmitidos em aulas particulares contratadas por academias, faculdades, igrejas, etc. Àqueles que se interessarem pelas práticas devem formar uma turma de pessoas com o mesmo interesse e procurar o professor para conversar sobre as possibilidades das aulas. O contato deve ser feito através do telefone: (75) 3641-5741

Neste Você Agora, trazemos uma entrevista com o Sr. Heraldo Mendes, onde ele explica o que são essas técnicas milenares e quais os seus benefícios para o ser humano.

maxresdefault

Sr. Heraldo, nos explique em que consiste a Meditação?

 

Meditação é a arte de autocontrole mental. É o método mais antigo para tranquilizar a mente e relaxar o corpo. Estudos científicos feitos pelas universidades e centros de pesquisa indicam que a prática regular de meditação oferece benefícios ao organismo. Os principais são: Redução da pressão sanguínea; melhora as funções motoras; maior reconhecimento auditivo; aumento dos reflexos; ganho de criatividade; diminuição da ansiedade; aumento da paz interior, entre outros. A meditação controla os pensamentos, equilibra as nossas emoções. Nada pode perturbá-lo, a não ser o seu próprio pensamento.

 

O Sr. poderia nos detalhar mais quais os benefícios para uma pessoa praticante da meditação?

 

Quando a gente entra num estado de inquietude mental, o reflexo disso age em torno do nosso organismo. O nosso organismo passa a liberar um hormônio chamado serotonina e quando nós estamos ativos nós liberamos o sorbitol, é esse hormônio sorbitol quando cai na corrente sanguínea nós ficamos a mil e podemos fazer bobagens, agir violentamente. No caso da serotonina, faz com que reduza a nossa pressão arterial, nossos batimentos cardíacos diminui, quando isso ocorre, todo o nosso organismo vai sentir esse estado, faz com que a gente passe a ter fome, ter sono e que a gente se sinta em estado de quietude. Ao contrário, quando a gente está tenso, estressado, a primeira coisa que a gente perde é o sono, a pressão arterial sobe aí começamos sentir aquela sensação que a garganta aperta um pouco, a gente sente um amargo, quando esse nível sanguíneo já contaminado pelo sorbitol passa pela mente da pessoa, é nesse momento que geralmente acontecem os crimes porque as pessoas perdem o controle, o discernimento entre certo e errado. Então, a grande vantagem da meditação é exatamente essa, ter autocontrole mental.

 

Vamos utopicamente supor uma sociedade ideal em que todas as pessoas praticam a meditação. Como seria essa sociedade, quais os benefícios da meditação em nível coletivo?

 

Na índia que tem uma população de 1 bilhão de habitantes hoje, com uma população miserável imensa, o índice de criminalidade é um dos mais baixos do mundo, porque uma das coisas que o indiano aprendeu a fazer desde pequeno é meditar. São pessoas que já tem autocontrole e daí você vai chegar a uma conclusão, é uma população muito pobre, mas são felizes em meio as adversidades. E na China é a mesma coisa, o índice de criminalidade é baixo, também em função dessas técnicas. As pessoas passam a ter uma outra visão de mundo. Além disso, as pessoas irão viver mais, vão ter uma longevidade e envelhecerão com qualidade.

Tai chi chuan.

O que é Chi Kung e quais seus benefícios?

 

O Chi Kung é um exercício que procura aliar a respiração a um determinado estado mental explorando, portanto, a força da própria mente, objetivando o equilíbrio do indivíduo como um todo: físico, mental e espiritual. Ele resulta de milhares de anos de experiência dos chineses no uso da energia (Qi Gong) para tratar doenças, promover a saúde e longevidade, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade. No entanto, para se obter os benefícios que esta prática proporciona, é necessário vários treinos regulares, disciplina e aplicação da sua filosofia dia a dia. Uma pessoa sempre cansada, de mau humor, que não se alimenta direito ou costuma perder o sono é perfil de alguém estressado e com o organismo à beira de um ataque de nervos. Para acabar com esse desgaste total, é preciso transmitir ao corpo humano certa quantidade de energia. A grande maioria dos exercícios do Chi Kung faz com que você se previna de uma doença qualquer ou a reduza se você já está doente, ou acelera a cura. Depois que você passa por um determinado período praticando o Chi Kung, você tem mais percepção, mais sensibilidade.

 

Como funciona essa energia?

 

Todos nós temos uma composição energética que é o princípio simples da energia comum formado por elementos opostos, o próton e o elétron, que vão criar tudo que há no universo. Tudo no universo é criado de oposição. Cima-baixo; direita-esquerda; quente-frio... Quando você entra nesse universo você vê que é verdade, você não consegue se livrar disso, céu-terra; fogo-água, os opostos começam a aparecer. Daí chegou ao Chi Kung. Porque nós ficamos doentes? Porque o nosso corpo é formado por canais meridianos que estão levando energia, onde chega o sangue, chega vida. Resultado, se você está sentindo alguma coisa em um local, você tem duas situações, ou você tem excesso energético ou falta. Quando você faz os exercícios é pra energizar aquela região, levar energia para aquela região, depois dos exercícios você já sente uma diferença. Aí vamos transferir isso para outras coisas além do corpo físico, quando você desenvolve o seu físico, a sua mente também lhe acompanha, você fica com uma sensibilidade mais aguçada. Nós estamos o tempo todo lhe dando com energia, por isso existem aquelas situações em que nós não sentimos uma “boa energia” de outra pessoa, isso acontece quando temos conflitos de energia. São lugares, pessoas, ambientes, roupas, com tudo pode acontecer isso. Então nós trabalhamos com o Chi Kun para deixar essa energia fluir.

 

Quem pratica regularmente o Chi Kung está protegido de doenças?

 

Não. Não é que ninguém não vá ficar doente. Se a pessoa age preventivamente, é saudável, ótimo, você faz o Chi Kung para se manter assim. O que está provado? Muitas vezes você está num lugar em que todo mundo ficou gripado e você não fica gripado, porque o seu sistema imunológico está muito mais atuante do que o das outras pessoas e aí você se sente mais forte. O chi kung faz isso, lhe dá essa condição. O Chi Kung proporciona longevidade com saúde.

 

Há alguma contraindicação?

 

Sim. Praticar pouco (risos)

 

Porque essa prática ainda não é tão popular no Brasil?

 

Na China tem os centros de Chi Kung onde as pessoas chegam para serem curadas. Funciona como hospital, a quantidade de gente que chega pra participar dos exercícios é impressionante. Na China, em todos os logradouros públicos você vai ver pessoas de todas as idades fazendo exercício ao ar livre. Aqui se a gente fizer as pessoas vão imaginar que a gente tá maluco ou pensa que é algum religioso, o que não tem nada a ver.

 

Deolinda Luz Ferreira de Queiroz (companheira de Heraldo) você pratica a meditação há quanto tempo? Já sentiu algum benefício?

 

Eu conheci essas técnicas há dois anos e venho praticando regularmente durante esse período. Eu sofria muito com insônia, hoje durmo muito bem e não tomei nenhum remédio.

 

Suas considerações finais.

 

Eu digo sempre pra todo mundo, eu já estou envolvido com isso há alguns anos, eu já obtive excelentes resultados, já vi pessoas que obtiveram excelentes resultados. Não adianta só conhecer e não praticar, na hora que você começa a praticar é diferente, e não tem esse negócio de acreditar, de ter fé, nada disso, eu apenas digo, faça! Vá fazendo, procure entender porque também não adianta fazer uma coisa e não entender. A ideia é essa.

Buda 1

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.