Os nomes dos 21 alunos cuidadosamente escritos em papel-cartolina colados em uma das paredes da sala de aula da Escola Manoel Anunciação de Jesus, inaugurada pela prefeita Jucélia Nascimento, junto com sue vice-prefeito e secretário da Agricultura Joailton Manoel de Jesus, na manhã desta terça-feira (21), no Povoado da Guabiraba, zona rural de Valença, atestam para a expectativa e a importância que aquela comunidade manifesta em receber a mais nova escola municipal construída com recursos próprios pelo Governo de Valença. “Estamos construindo uma Valença para todos, mas fazendo, principalmente para os que mais precisam”, disse a prefeita.

Coincidindo com os festejos juninos, período de muita fartura com comidas típicas como o milho e o amendoim; e a previsão de uma boa safra do cravo-da-índia, produto que alavanca a economia do homem do campo, a nova escola é motivo de orgulho para os moradores da Guabiraba, uma pequena comunidade formada por agricultores familiares que, esperou por mais de 40 anos para que fosse construída na localidade “uma escola com o padrão e a mesma qualidade das construídas na zona urbana”, palavras do vice-prefeito Joailton. “Essa é a demonstração de respeito que este governo tem por nosso povo”, complementou o vice-prefeito. “Os nossos alunos tinham que caminhar por 4 km para poder estudar. Somente com a sensibilidade da prefeita Jucélia, que também estudou em escola da zona rural e passou por esta situação, podemos valorizar ainda mais e imaginar o significado dessa ação do seu governo”, disse Patrícia Santos, coordenadora do subsistema Da Derradeira. “Deus oportunizou que a prefeita Jucélia entregasse esta escola para esta comunidade. Esse é mais um sonho sonhado no coletivo”, declarou a secretária da Educação de Valença, Vanúzia Oliveira.

Alguns atores foram importantes para a implantação da Escola, entre eles, a família do homenageado Manoel da Anunciação, que doou o terreno para que a escola fosse construída e um senhor conhecido por Lourenço, que cedeu um pequeno cômodo de sua propriedade para que os alunos pudessem estudar enquanto era se aguardava a construção da nova escola, receberam as devidas homenagens.

A Escola Manoel da Anunciação abriga alunos do Infantil à 5ª série. É mais um equipamento novo, entregue pelo Governo de Valença, que já reformou 80% das escolas municipais e recentemente reinaugurou a Creche Ieda Barradas no bairro da Bolívia.

A inauguração da nova escola contou com apresentações do coral da Segunda Igreja Batista (Sib), de apresentações musicais e teatrais dos alunos, além da apresentação da Quadrilha junina Beija Flor da Escola da Derradeira.

Participaram ainda da solenidade de inauguração, os vereadores Reginaldo Araújo, Bertolino de Jesus e Manoel Valter (Vavá), diretores escolares, professores e secretários municipais.

Fotos: Richard Mas/ Ascom Gov Valença

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.