joice-vancoppenolle

O Brasil adquiriu reputação graças a seus vinhos efervescentes elaborados segundo o método tradicional chamado « champenoise » (o mesmo usado na fabricação do verdadeiro champagne), tornando-se o terceiro melhor produtor de espumantes do mundo. Em 2010, os espumantes foram responsáveis por 137 medalhas das 221 conquistadas pelos vinhos brasileiros em vários concursos internacionais.

O solo e o clima favoráveis do Vale do Vinhedos e das cidades de Garibaldi e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, só comparáveis à região de Champagne, na França e Franciacorta, Itália, elevam os espumantes nacionais ao nível dos franceses e italianos.

anuncie_agoraDe acordo com dados do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), o consumo de espumantes no Brasil praticamente triplicou na última década. Em 2004, os brasileiros consumiam5,8 milhões de litros da bebida e, em 2009, o número pulou para 11,2 milhões de litros, chegando a 15,4 milhões em 2015.

As vendas de espumantes brasileiros crescerem em 2015 cerca de 38%, de acordo com números divulgados pelo setor. Segundo o experiente sommelier brasileiro Paulo Kunzler, o espumante harmoniza com tudo, até com churrasco, feijoada e sarapatel.

Desde 2011, foi criado em Brasília, DF, o Brinda Brasil. O jornalista e enófilo Rodrigo Leitão é um dos organizadores desse evento, que já em seu lançamento contou com a participação de mais de 600 pessoas e dez vinícolas.

O Brinda Brasil tem sido um sucesso desde sua criação e é um evento muito importante para Brasília, cidade com um dos melhores mercados de espumantes, ficando apenas atrás de São Paulo.

As dez vinícolas que participaram do primeiro evento foram: Adolfo Lona, Casa Perini, Casa Valduga(com o renomado espumante 130), Chandon, Don Pizzol, Gran Legado, Salton, Monte Paschoal, Pericó e Santa Augusta. Elas venderam no local da degustação uma média de dez caixas de espumantes cada uma, o que corresponde a cerca de 60 garrafas, isso sem contar com as compras feitas nos dias posteriores ao evento nas lojas das vinícolas instaladas na capital federal.

No último evento realizado em 2015, foram mais de 30 vinícolas participantes e contaram com a presença de 3000 pessoas.

Este ano, o Brinda Brasil ainda não tem local e data definidos para acontecer. Mas, você pode leitor, acessar o link em destaque para maiores informações: www.brindabrasil.com.

O Espumante é uma bebida que devemos consumir não apenas em datas comemorativas, como acontece em vários lugares do mundo por conta da tradição dos mais conservadores, mas sim, em todas as ocasiões e tenho a certeza de que o mercado brasileiro tem espaço aberto para o consumo dessa bebida saborosa, sofisticada e muito refrescante para um país de clima tropical como o nosso.

São muitas as frases célebres, já ditas sobre o mais célebre dos vinhos espumantes, mas eu escolhi esta aqui:

 

“Em um mundo perfeito, todos teriam uma taça de champagne todas as noites.”

Willie Gluckstern, crítico de vinhos

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.