O que nos une como seres humanos é a cultura. O que vestimos. O que comemos. O que produzimos. O que pensamos. Desde a menor agulha de costura até o maior satélite no espaço. Toda vez que o ser humano age modificando a natureza, ele faz e é cultura.

Não é a toa que a maioria das nações e Estados do mundo defendem com unhas e garras a cultura de seu povo. A justificativa primordial da soberania de uma nação é a sua cultura. Esse é o cimento que une todas as pessoas e fortalece um Estado. É um setor que gera muitas divisas e mexe com a economia de um país. E é por isso que a cultura é a primeira coisa a ser atacada, quando se quer dominar um povo. Dominar a cultura é dominar a alma e o corpo da população.

Diante dessas verdades perenes e da atual situação nacional que a Ocupação Cultural se levanta e mostra seu grito de defesa pela cultura. Reproduzindo as palavras do nosso manifesto, escrito há 7 anos atrás, reafirmamos, mais uma vez. “A OCUPAÇÃO CULTURAL surgiu como uma provocação. Ocupar espaços. Ocupar o tempo. Preencher vazios… Quais vazios? Vazio de Gente. Vazio de Beleza. Vazio de Sensações. Vazio de Cultura. Ocupar a mente com o belo. Ocupar a vida com a arte. Ocupar os espaços públicos com o povo. Ocupar sem culpas aquele lugar que é nosso de direito.

O que pretende então a ocupação? Todas as artes sem censura. Todas as falas e sons sem medo. Todas as visões sem dogmas. Todos os movimentos sem divisões. Todas as imagens sem vergonha. Pretende que arte seja parte do cotidiano de nossa Valença”.

Em tempos de ameaça aos direitos, quando paira sobre nós a sombra de um golpe que remete-nos ao sinistro período da ditadura, lutaremos em defesa da diversidade, do povo negro e dos direitos humanos. Clamamos por mais respeito à cultura e pela construção de um mundo melhor. Ocupação Cultural Já!

Ocupação em Defesa da Cultura
Dia 28 de maio 2016, ás 18h.
Centro de Cultura Olívia Barradas – Valença Bahia

folder

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.