A equipe do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Valença apresentou nesta terça-feira (22), no Auditório da Ceplac, os resultados do Programa dos últimos quatro anos. De acordo com Maria Joselita (Branca), diretora do PAA, o Programa trouxe um novo olhar parta a agricultura familiar de Valença. “É um Programa feito por várias mãos, beneficiando toda a zona rural”, resumiu.

O PAA apresentou resultados expressivos em Valença nos últimos 4 anos. Com um volume de mais de 1.500 kg de alimentos comercializados, gerando recursos que passaram de R$ 3 milhões, beneficiando 185 agricultores familiares, que se inscreveram no Programa em 2013 e continuaram a vender seus produtos nos anos seguintes. Em 2014 foram 189 inscritos, 195 em 2015 e 190 em 2016.

equipe-do-paa-municipal-de-valenca

Equipe do PAA municipal de Valença

Outro ponto forte do PAA de Valença está na transparência. O Programa é controlado pelo Conselho de Assistência Social e conta também com a fiscalização e avaliação do Conselho de Segurança Alimentar (Consea), além do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

A secretária da Promoção Social, Renata Sampaio, disse que a sua secretaria viabilizou o PAA através de ações como a reorganização do Programa e o incentivo e apoio para a reativação dos Conselhos.

secretaria-de-promocao-social-renata-sampaio-falou-sobre-o-programa

Secretária de Promoção Social, Renata Sampaio falou sobre o programa

Considerado exemplo para a Bahia, o PAA de Valença se destaca por cumprir o seu objetivo e ir além. Fortalecer a Agricultura Familiar, com a compra de alimentos diretamente dos produtores inscritos. Fazer a distribuição para associações e entidades, além de reforçar a merenda escolar. Essas são as atribuições do PAA. Mas em Valença, o Programa possibilitou ainda a criação de uma feira, onde os agricultores vendem seus produtos todas as sextas feiras.

A nutricionista da Prefeitura, Fátima Reis Pinheiro, realizou uma pesquisa junto às escolas municipais com o objetivo de avaliar o fornecimento e a qualidade da merenda com produtos distribuídos pelo PAA e servido aos alunos. Os índices de satisfação ficaram acima de 90% dos entrevistados, com destaque para a qualidade e quantidade dos produtos.

Fonte: Ascom/Gov Valença

Foto: Divulgação/ Gov Valença

assine-o-jornal

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.