Durante os dias 08 e 09 de setembro, a Praça da República, em Valença ficou completamente tomada pelo colorido das mais criativas produções artísticas confeccionadas pelos estudantes de escolas municipais. Ao todo, 148 instituições do ensino público municipal da sede e zona rural participaram do evento, apresentando para a comunidade os trabalhos realizados em sala de aula. Passaram pelo palco montado no estacionamento da praça, inúmeras escolas apresentando as mais variadas manifestações artísticas, do teatro aos corais de música. O ‘Arte na Praça’ é uma realização da Prefeitura de Valença, através da Secretaria Municipal de Educação e trouxe este ano o tema: “Arte como expressão de liberdade!”.

img_6190

img_6227

De acordo com a secretaria de Educação, Vanúzia Oliveira, o projeto Arte na Praça surgiu da ideia de apresentar à comunidade o trabalho que é desenvolvido pelos alunos em sala de aula. “Essa é uma oportunidade que temos de compartilhar esses trabalhos tanto uma escola com a outra, quanto com os pais e a comunidade. Essa é uma forma de reconhecer e valorizar esses alunos e seus trabalhos que estão expostos nesses 21 stands, telas, pinturas e artesanatos utilizando materiais recicláveis”, afirmou a secretaria. Vanúzia destacou o empenho dos professores e equipe da Educação. “O que tem feito esse projeto dar certo é a união de toda equipe e dos professores”, reconheceu, acrescentando ainda, que o ‘Arte na Praça’ é um incentivo para que os alunos persistam na liberdade de se manifestar artisticamente.

img_6219

AAssociação Pestalozzi de Valença apresentou quadros e cartazes confeccionados por seus alunos, alguns deles estavam sendo produzidos no local. Apresentação de dois corais também marcou a participação da Pestalozzi no Arte na Praça 2016. Para a coordenadora pedagógica da instituição,Vera Lúcia, esta é uma forma de desenvolver ainda mais o fazer artísticos dos alunos, que são portadores de deficiência física. A Pestalozzi de Valença possui atualmente 106 alunos matriculados.

img_6210

img_6212

A estudante da Escola Municipal do Areal, Ana Vitória, 12, confeccionou em sala de aula, uma máscara que foi exposta no evento. “Achei a atividade muito divertida é muito bom participar aqui com pessoas de outras escolas. As produções estão lindas e as apresentações também”, considerou a estudante.

img_6200

Acoordenadora pedagógica da Escola Municipal Dario Galvão, Celsa Andrade explicou que trouxe para o evento, apresentações de dança com ênfase na década de 60 e dança de rua. “Estamos resgatando nossa cultura e trazendo conhecimento para os alunos. Com este evento, muitos alunos deixam de ser inibidos e revelamos talentos através da arte”, pontuou.

img_6214

Como parte integrante do ‘Arte na Praça’, foi realizada no coreto da Praça da República, a VI Exposição de Arte e Literatura das Escolas Públicas de Educação Infantil, apresentando as telas produzidas por crianças de 1 a 5 anos. As telas são frutos do projeto Literatura Para Sempre, que consiste na releitura das obras literárias por meio da pintura. “Esse é um momento coletivo onde podemos trazer para a apreciação em praça pública, as telas produzidas pelas crianças, que também serão expostas num, segundo momento, dentro das próprias escolas. Esse projeto é de suma importância para o desenvolvimento artístico das nossas crianças, desenvolve a criatividade e a interação e, pra gente é muito prazeroso perceber a evolução delas”, afirmou Iara Tavares, coordenadora pedagógica do Centro Social Nossa Senhora do Amparo e da creche Arco-íris.

img_6208

img_6229

Fotos: Jornal Valença Agora

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.