A Prefeitura de Valença divulgou mais atrações do São João 2016 em noite de lançamento oficial da festa. Foram confirmados as bandas Maria Chic, Pirilampo, Sem Retoque, A Patroa, além dos cantores David Terra e Robert Lucas

 

anuncieMais detalhes sobre a festa de São João de Valença foram divulgados à imprensa, convidados e parceiros presentes na noite desta quinta-feira (07), no auditório do Hotel Portal Rio Una, no lançamento oficial do evento, que neste ano acontece de 23 a 25 de junho. Com o tema “Terra do Camarão”, o São João de Valença apresenta como grande novidade a realização do Festival do Camarão,

 

A festa é uma realização da Prefeitura de Valença através de suas secretarias de Turismo e Cultura, Esporte e Lazer, tendo em sua grade de atrações principais, nomes de peso como a dupla Victor e Léo, Gigantes do Brasil e Mastruz com Leite. Conta com o patrocínio da CD Distribuidora Itaipava-Valença, da Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Valença – ACE/CDL e do Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, órgão vinculado à secretária estadual de Turismo.

 

A mesa do lançamento foi composta pela prefeita Jucélia Nascimento; pelos secretários municipais Júlio Oliveira (Turismo), Alexandre Aquino (Planejamento), Ademir Costa (Indústria e Comércio) – também presidente da Associação Comercial de Valença [ACE] – e secretária Aline Reis (Cultura, Esporte e Lazer); pelo presidente da Câmara de Vereadores de Valença, Antonio Agostinho Júnior; pelo diretor da Itaipava Valença, Eduardo Dantas Ribeiro e pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Valença – CDL Osni Melgaço Bulcão.

Jucélia Nascimento

Prefeita Jucélia Nascimento. Foto:Jornal Valença Agora

A prefeita Jucélia Nascimento reconheceu que realizar uma festa da magnitude que está sendo planejada precisa de coragem e determinação. “A festa não é da Prefeitura, é de Valença”, disse. Para os empresários presentes a prefeita pediu união para que o São João tenha o sucesso esperado. “Fazer um São João maior que o do ano passado é um grande desafio, mas tem outro maior que é unir forças, unir os empresários e os cidadãos valencianos para acreditarem e colaborarem com o nosso São João”.

Júlio Oliveira

Júlio Oliveira, Secretário de Turismo. Foto:Jornal Valença Agora

O projeto da festa de São João 2016 foi apresentado pelo secretário Júlio Oliveira, que demonstrou aos presentes uma série de ações e o planejamento que já está sendo colocado em prática pela secretaria do Turismo para a realização do evento. “Se nós estamos aqui hoje lançando o São João 2016, foi porque o São João 2015 deu certo, foi um sucesso!”, afirmou ao recordar o evento do ano passado, com resultados estatísticos, vídeos e fotos dos “melhores momentos”, incluindo o trabalho que foi feito com o apoio das outras secretarias do município nas áreas da saúde, limpeza, iluminação, capacitação, infraestrutura, ornamentação e pelas polícias e guarda municipal na área da segurança, o que Júlio garantiu que se repetirá este ano. No planejamento constam também investimentos em publicidade e divulgação do evento, através das redes sociais, sites de âmbito estadual, outdoors, panfletos, etc. Um aplicativo também funcionará para garantir mais informação sobre o evento.

 

“A proposta de todos que fazem parte desse São João é de fazer com que esse evento possa gerar cada vez mais divisas pro município. A proposta do São João partindo do princípio da política pública, fomentar a economia é obrigação do Poder Público, porque todos esses empresários que estão aqui são geradores de impostos e contribuem para o município, então a prefeitura tem como obrigação dentro dos eu planejamento, fazer ações que fomentem a economia local”, destacou o secretário.

 

Somam as apresentações principais, os artistas locais e regionais, Robert Lucas que se apresentará no Arraiá Infantil, David Terra, a banda Maria Chic, Pirilampo, Sem Retoque e A Patroa. A data de cada apresentação não foi divulgada.

Aline Reis

Aline Reis, Secretária de Cultura

As manifestações culturais que foram destaque no São João 2015, voltam com força este ano, de acordo com a secretária Aline Reis. Entre as atrações, a realização, pelo segundo ano consecutivo, do Concurso Regional de Quadrilhas Juninas da Bahia com representantes de 17 municípios. “Investir, patrocinar um grupo cultural, não é investir só a sua marca, é investir na nossa felicidade, em destinar qualidade de vida pra nossa cidade. Então estou aqui pra convidar vocês, empresários, pra fazer parte da história de Valença, da felicidade do nosso povo, dos nossos quadrilheiros, dos nossos bois, das nossas crianças”, considerou a secretária Aline Reis.

 

Acontece também, durante o São João, o Festival do Camarão, que vem com uma proposta inovadora, destacando a gastronomia local. De acordo com o secretário municipal do Turismo, Júlio Oliveira, a proposta de realizar o festival dentro do São João, se justifica por aproveitar a grande presença de turistas durante a festa. “Planejamos o São João para se tornar um grande evento, e não apenas uma festa”, disse.

Eduardo Ribeiro e sua equipe Itaipava

Eduardo Ribeiro e sua equipe Itaipava-Valença

Eduardo Ribeiro, diretor da Itaipava demonstrou sua satisfação de ser um dos patrocinadores da festa. “No São João do ano passado nós tínhamos apenas quatro meses de empresa aberta, dentre as marcas de cerveja aqui em Valença nós éramos a quinta marca, nós apostamos muito no resgate do São João, na importância cultural e de festa e tradição, e com orgulho e humildade hoje nós somos a primeira marca e não poderíamos deixar de estar também aportando o mesmo valor que aportamos no primeiro ano. Quem não abraçou, abrace, acredite, é uma festa com uma visibilidade muito boa, que veio pra ficar”, disse. “No período de São João vende 1,8 vezes mais do que no carnaval”, constatou por fim.

Ademir Costa

Ademir Costa, presidente da ACE

Ademir Costa, presidente da ACE, destacou a importância da desta de São João para o comércio e mostrou dados. “No ano passado, o comércio de Valença aumentou a atividade comercial em 12% no mês de junho, e na semana do São João, 24%. O São João dá uma dinâmica nova pra economia de Valença, injeta dinheiro num período de baixa pra gente”, ressaltou.

 

“A prefeita está sendo uma guerreira, eu fico muito feliz da ACE/CDL ter um poder executivo comprometido com as entidades e os empresários, somos nós que geramos mais de 80% dos recursos pros cofres da prefeitura, a gente merecia um governo que nos valorizasse”, pontuou Osni Bulcão, presidente do CDL.

Agostinho Jr.

Presidente da Câmara Municipal de Valença, Agostinho Júnior. Foto:Jornal Valença Agora

O presidente do Legislativo valenciano, Agostinho Júnior, parabenizou a prefeita Jucélia Nascimento pela realização do evento. “O São João hoje é uma realidade, isso é fruto da credibilidade desse governo. Parabéns por isso prefeita!”, afirmou.

Alexandre Aquino

Secretário do Planejamento, Alexandre Aquino

“Esse São João desse ano vai ser muito melhor do que o do ano passado. Acho que todo mundo tem certeza disso. O São João 2016 vai marcar a história dessa cidade”, opinou o secretário do Planejamento, Alexandre Aquino, considerando ainda que “o povo de Valença merece um São João decente e que a tradição seja mantida por todos os anos”.

João Paes Muniz, ex-vice-prefeito e vereador de Valença conversou com nossa reportagem sobre sua impressão da festa de São João. “É uma festa regional que atrai muitas famílias, com o São João vai certamente, fortalecer não só a economia, mas também trazer grande alegria pra toda população e toda região. Valença ganha com isso e o São João será realmente um sucesso porque o povo participa, gosta, brinca e sempre haverá de manter essa tradição viva”, considerou.

Lançamento do São João de Valença

Três das atrações locais que se apresentarão no São João deste ano falaram conosco a respeito da expectativa para a festa. Veja o que eles disseram:

 

Mari Viana, vocalista da Banda Maria Chic – “Estou muito feliz em poder participar do São João de Valença. Parabenizo a prefeita que vem resgatando o São João tradicional, apoiando os músicos da terra, eu como filha de Valença só tenho a agradecer. A Maria Chic está trazendo um forró sertanejo bem diferente, mais dançante, mais animado e não esquecendo do forró tradicional, tem muita coisa boa”.

 

Robert Lucas [semifinalista do The Voice Kids Brasil] – “Vai ser uma experiência muito legal porque vai ser a primeira vez que eu vou cantar no São João da minha cidade. Vai ser um desafio, uma experiência muito legal porque vou cantar outros estilos como o forró que todo mundo gosta, vai ser bem legal, além do repertório do The Voice”.

 

Ylan Michel, vocalista do Pirilampo – “A gente da família Pirilampo agradece de coração estar pela segunda vez consecutiva no São João de Valença, e pra gente cada momento é especial, ano passado foi lindo, muito marcante, esse ano vamos fazer algo especial que não podemos falar ainda, a alegria, o amor, o forró, a energia positiva virá dobrada esse ano“.

Lançamento do São João

 

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.