A Arena Cajazeira é o novo espaço de lazer e esporte dos cairuenses. O espaço inaugurado no Dia do Trabalhador, 1º de Maio está equipado com alambrado de proteção, sistema de drenagem e vestiários para atletas e árbitros.

A Prefeitura de Cairu inaugurou no último dia 1º, o Centro Esportivo Francisco Pedro Bonfim “Didico” – Arena Cajazeira – na Sede do Município. O evento durou o dia inteiro, pois além da solenidade de inauguração, ocorreu também o torneio dos trabalhadores envolvendo 12 equipes de futebol vindas de todas as ilhas do arquipélago de Tinharé. A programação contou ainda com a apresentação da escolinha de karatê de Cairu e jogo de abertura entre times de veteranos. As equipes do “Imperial Cairu” e “Seleção de Garapuá” se classificaram para a grande final do torneio dos trabalhadores, que será disputada após as festas do Dia das Mães e do Divino Espírito Santo.

IMG_1283

Nova Imagem

No ato de inauguração, a presença do prefeito Fernando Brito acompanhado por seus secretários de governo e colaboradores do município. Presença de vereadores de Cairu, de Valença e Taperoá, dos ex-prefeitos de Cairu, Maneca Ché, Estácio Coutinho e Manuel Peleteiro, do empresário cairuense Luiz Mendonça Filho, do pré-candidato em Ituberá, Raimundo da Laje, do Defensor Público, Dr. Carlos Vasconcelos Maia Filho, da viúva do Sr. Didico, a Sra. Iraci Vieira da Silva, entre outros.

Nova Imagem (1)

O prefeito Fernando Brito e sua equipe de governo desatam a fita em ato inaugural.

Nova Imagem (2)

O prefeito Fernando Brito, a primeira-dama Adriana Brito e sua filha Isabela Brito, posam ao lado da placa inaugural.

Para o prefeito Fernando Brito, a Arena Cajazeira é mais uma demonstração de que sua administração tem incentivado o esporte no município. “A construção deste centro esportivo atende plenamente os apelos dos desportistas, da juventude e dos moradores de Cairu, pois era um antigo desejo de todos, que passam a ter um espaço adequado para a prática dos esportes, lazer e geração de renda. Esta arena é da comunidade, que deve cuidar dela com carinho, para que sirva de referência da importância do esporte na prevenção às drogas e na melhoria da qualidade de vida”, disse o prefeito, que ainda parabenizou os trabalhadores pelo seu dia, 1º de maio. Brito também fez referência ao homenageado que nomeia o equipamento. “Essa homenagem é mais do que justa a um desportista que tanto lutou pelo esporte em Cairu”, considerou.

 

Dona Iraci, viúva do Sr. Didico relembrou em entrevista ao Jornal Valença Agora, o tempo em que seu marido levava as crianças de Cairu para jogar bola. “A gente ia pra São Sebastião, Boipeba, Torrinha, Tapuias, Canavieiras, Garapuá, Galeão, Gamboa, Morro, eu sempre acompanhava ele, e à noite eu fazia a feijoada pra quando eles terminassem de jogar”, contou. Com o apoio da Prefeitura, Dona Iraci resgatou a antiga tradição da feijoada e preparou o prato típico da cozinha brasileira para a inauguração. No palco do evento, Dona Iraci e toda a família do Sr. Didico foram representadas pela neta Ramona Vieira, que agradeceu a homenagem e ressaltou que o avô esteva sempre disposto a incentivar o esporte.

Dona Iraci Vieira da Silva, viúva do Sr. Didico

Dona Iraci Vieira da Silva, viúva do Sr. Didico

 

Neta do Sr. Didico, Ramona Vieira

Neta do Sr. Didico, Ramona Vieira

O superintendente de esporte de Cairu, Francisco Cabral falou da sua satisfação com a inauguração do campo de futebol, que revelou ter sido criado ali. “Isso aqui é o primeiro passo, não vai ficar só nisso, daremos incentivos para outras modalidades no município. Nossos desportistas merecem isso e muito mais”, frisou.

Superintendente de esporte de Cairu, Francisco Cabral

Superintendente de esporte de Cairu, Francisco Cabral

Para o vereador Ivan de Girino, os cairuenses vivenciaram um dia muito importante. “Essa é uma praça esportiva feita com muito amor para o nosso povo. Essa praça de esporte não é do prefeito é do povo, isso é um pressente para todos”, disse.

 

Vereador Ivan de Girino

Vereador Ivan de Girino

O empresário Luiz Mendonça Filho felicitou o prefeito Fernando Brito por sua gestão em Cairu e declarou seu apoio. “Ser prefeito não é só entregar obras como essa, mas ser prefeito é fazer administração de gente, para as pessoas, com carinho, sem discriminação, apoiando todas as famílias, isto Fernando tem feito. Os jovens são futuro desse município, e é preciso que a gente incentive os jovens, que eles tenham uma área de lazer para se desenvolver”, afirmou. Ao Jornal Valença Agora, Mendonça destacou a importância da passagem da Tocha Olímpica em Morro de São Paulo, ilha de Cairu. “Estou feliz por este acontecimento e estou apoiando ativamente para que seja um sucesso. O Morro que já é um destino mundial vai ampliar sua divulgação, vai estar em todos os jornais do mundo”, afirmou, acrescentando que a maneira de desviar os jovens de caminhos não interessantes, é o esporte e o trabalho. “Eu tenho conversado muito com o prefeito sobre o empreendedorismo, temos que desenvolver o município gerando emprego e não deixando somente para prefeitura uma missão que não é dela, a missão da prefeitura é fazer gestão e não dar emprego”, pontuou.

Luiz Mendonça ressaltoua  importância do esporte para juventude

Luiz Mendonça ressaltou a importância do esporte para juventude

 

A secretária municipal de Saúde, Italuana Guimarães falou da importância do esporte para a saúde do município. “Esporte é saúde! As drogas e ociosidade na juventude é um problema de saúde pública, a gente vê que os jovens não tem ocupação, então eu acho que esse incentivo ao esporte tem o objetivo final de coibir que os jovens fiquem ociosos. Esse espaço tem um importante impacto social efetivo para Cairu”, destacou.

Para à Educação, a secretária da pasta, Isabela Brito ressaltou os benefícios do esporte. “O esporte é uma porta para tirar nossas crianças da rua e tudo começa na escola, o esporte é muito importante, por isso estamos tratando da questão do futebol e de outras modalidades dentro das escolas”, afirmou.

O Defensor Carlos Maia parabenizou o prefeito pela inauguração e aproveitou a oportunidade para parabenizar os trabalhadores pela data comemorativa. “Parabéns a Cairu por receber o complexo esportivo desse naipe, parabéns ao prefeito e principalmente ao povo cairuense. Parabenizo também todos os trabalhadores do Brasil, principalmente aos trabalhadores massacrados”, ressaltou.

Empresário Luiz Mendonça Filho; Fernando Brito e o Defensor Público Dr. Carlos Maia

Empresário Luiz Mendonça Filho; Fernando Brito e o Defensor Público Dr. Carlos Maia

Para Alberto Gomes dos Santos, morador de Ituberá, a Arena vai renovar a vontade dos jovens de praticar esporte. “É uma grande iniciativa do prefeito visando à prática de esportes, o que vai tirar muitos jovens do caminho da marginalidade, onde eles podem praticar esportes e ocupar a mente sem ir par ao caminho do mal”, frisou.

O servidor público de Cairu e empresário da Cris Bolos em Valença, Humberto, popular ‘Beto’, reconhece a importância do espaço esportivo no município. “Havia uma necessidade dos jovens de uma área como essa, para o esporte, para compartilhar a felicidade, é um benefício para todos, Cairu só tem a ganhar”, disse.

O prefeito Fernando Brito foi homenageado pelo povo de Cairu. Uma aluna da escolinha de Karatê do professor Raimundo, homenageou Fernando pela “Brilhante gestão, responsabilidade e respeito pelo povo de Cairu”. O Defensor Público, Dr. Carlos Maia também recebeu um troféu de homenagem pelo “respeito e confiança tem pelo grupo do Karatê”.

Defensor Público Dr. Carlso Vasconcelos Maia Filho recebe homenagem de aluna de Karatê que apoia

Defensor Público Dr. Carlso Vasconcelos Maia Filho recebe homenagem de aluna de Karatê que apoia.

Prefeito e Desfensor são homenageados por seus incenticos ao Esporte

Prefeito e Desfensor são homenageados por seus incenticos ao Esporte

O prefeito Fernando Brito foi ainda surpreendido pelo jovem cairuense Anderson, que lhe conferiu o título de “Prefeito Trabalhador” em alusão ao Dia do Trabalhador.

Cairuense entrega para Fernando Brito, título de Prefeito Trabalhador

Cairuense entrega para Fernando Brito, título de Prefeito Trabalhador

O Centro Esportivo Francisco Pedro Bonfim “Didico” é uma obra feita com recursos próprios do Município e está equipado com alambrado de proteção, recuperação do gramado, sistema de drenagem, pavimentação no entorno e vestiários para atletas e árbitros.

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.