Foi reinaugurado na manhã desta sexta-feira (19) o Paço Municipal de Valença, nomeado Palácio Dr. Rui Vinhas Pereira. O antigo prédio construído em 1986 na gestão do ex-prefeito João Cardoso dos Santos, foi totalmente reformado e modernizado pela gestão atual da prefeita Jucélia Souza do Nascimento.

Prefeita Jucélia Nascimento reinaugura Paço Municipal com a presença da família do homenageado, Dr. Rui Vinhas Pereira

Prefeita Jucélia Nascimento reinaugura Paço Municipal com a presença da família do homenageado, Dr. Rui Vinhas Pereira

 

Com a presença de sua equipe de trabalho, secretários, assessores e demais servidores, além de vereadores do município, autoridades locais e convidados, Jucélia Nascimento reinaugurou também a Galeria de Intendentes e de ex-prefeitos. A família de Dr. Rui Vinhas, que dá nome a Sede da prefeitura, também esteve presente para agradecer a homenagem do Poder Executivo à pessoa de Dr. Rui, homenagem esta oriunda da Lei 2.220, de autoria da vereadora Diana Farias.

Prefeita convidou o ex-prefeito Ramiro Campelo para o descerramento da Placa de reinauguração da Galeria de ex-prefeitos

Prefeita convidou o ex-prefeito Ramiro Campelo para o descerramento da Placa de reinauguração da Galeria de ex-prefeitos

 

A prefeita Jucélia Nascimento considerou a ação um momento solene de realizações. “É um momento feliz onde a gente reinaugura esse Paço Municipal que era um sonho, não só sonhado por mim, mas por todos os funcionários desta casa e por todos aqueles que aqui buscam serviços, que buscam ser atendidos em suas necessidade e demandas das políticas públicas da nossa cidade”, disse.

O empresário Jacy Coutinho ao lado da vereadora Diana Farias e esposo Evaldo Farias

O empresário Jacy Coutinho ao lado da vereadora Diana Farias e esposo Evaldo Farias

A vereadora Diana Farias, autora da Lei 2.220 sancionada no governo do prefeito Ramiro José Campelo de Queiroz, que dá o novo nome ao Paço Municipal destacou que “Valença reconhece a grande figura humana, o grande advogado, o grande juiz, o grande agricultor e o grande empresário que sempre abraçou com afinco o homem do campo e lutou pela melhoria da agricultura do município”. Diana concluiu dizendo que “neste dia, fica registrado que este prédio onde as decisões em favor do nosso povo são tomadas passa a chamar-se Palácio Dr. Rui Vinhas Pereira”.

Gustavo Mazzei, filho de Dr. Rui Vinhas agradece a homenagem em nome de toda a família

Gustavo Mazzei, filho de Dr. Rui Vinhas agradece a homenagem em nome de toda a família

O filho de Dr. Rui Vinhas, o advogado Gustavo Mazzei fez o agradecimento em nome da família do homenageado. “Foi obra de divina justiça. Por desígnio realmente do destino e generosidade do povo valenciano representado pelos nobres vereadores que compunham a Casa Legislativa Municipal quando da Promulgação da Lei que ofertou essa homenagem póstuma aqui fazendo um agradecimento especial a vereadora Diana Farias e ao amigo Jaci Coutinho de Magalhães, o nome do meu pai passa a ocupar esse Palácio de Governo para memória dos valencianos de agora e do futuro”, afirmou. Ao lado de Gustavo, estava sua esposa, Roberta, sua mãe Sra. Maria Helena Mazzei, esposa de Dr. Rui Vinhas, a filha do homenageado, Betânia e os netos João, Olívia e Antonela.

O homenageado

 

Rui Vinhas Pereira foi Advogado, Comendador, dotado de uma inteligência singular, foi assessor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, excelente orador. Militou no Direito e engrossou fileiras no antigo MDB de Valença, no início dos anos 1970, junto com Góes Teles, Dr. José Franco, Jacy Coutinho, Dr. Martinho Fonseca, Genésio Guanabara, Ernesto Santos Souza, Hilton Couceiros, Arizonardo Amorim, Roque Campelo e muitos outros.

Foi Consultor Jurídico da Prefeitura de Valença entre 1971 e 72, e do município de Cairu, entre 1976 e 1982; foi candidato a prefeito de Valença na sucessão de Góes Teles, em 1972. Ao se desvencilhar da política, retornando ao meio forense, advogou e foi Juiz do Trabalho, na capital do Estado. Após sua aposentadoria, ocupou cargo de relevância no TRT-Bahia. Rui Vinhas faleceu em 2012, aos 71 anos. (…)

 

 

Confira esta Reportagem completa na Edição impressa nº 564 do Jornal Valença Agora.

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.