seiva03

A semana Intercultural de Valença teve seu inicio no ano de 2013, quando artistas e grupos culturais construíram um evento autonomamente com apoio ali e acolá do poder público municipal. Essa ideia ganhou força em 2015, quando alguns interventores resolverão concorrer ao Edital Dinamização de Espaços Culturais da Bahia (02/2015) SECULT-BA, sendo aprovados e nós Valencianos fomos contemplados.

Valença em seus primórdios teve como palco para os eventos culturais a Recreativa inaugurada em 1929, onde aconteciam os bailes de máscaras, os micaretas, as machinhas de carnaval, campeonatos de dominó e baralhos. Nesses dias havia uma grande movimentação na cidade, e o famoso lança talco, onde os foliões jogavam talco uns nos outros. Outro evento que movimentava a cidade era as zambiapungas, manifestação encontrada em várias localidades do baixo sul, havia também os desfiles e disputas de Fanfarras Escolares que contavam com grande participação da juventude Valenciana.

Entretanto esses e outros eventos culturais foram perdendo forças e quase desaparecendo. Alguns artistas, professores, pessoas das comunidades locais tem dado a sua seiva com o objetivo de reavivar esses movimentos culturais e tradicionais de nossa cidade. O nome SEIVA veio sem dúvida cair como luva ao projeto, segundo o Dicionário de Língua Portuguesa Aurélio SEIVA é “líquido nutritivo dos vegetais”, “sangue, substância elementar vital”, “vigor, força e energia”. A Seiva é o líquido que circula por toda a planta para alimentar e nutrir as suas células, assim seja nossa SEIVA 2016.

A SEIVA 2016 busca dialogar e fomentar a participação de grupos culturais, artistas, interventores, mestres, jovens e trabalhadores da cultura de modo geral, na busca do fortalecimento das ações culturais no território e o fomento de ideias e diálogos entre os campos das artes e manifestações tradicionais locais. Sob a batuta do Professor do IFBA Erashto Felício (proponente do projeto) a SEIVA 2016 promete transformar a Praça da República e outros espaços culturais de nossa cidade, palco de shows, saraus, peças e tantas outras manifestações culturais que se tornarão inesquecíveis e com certeza tornar-se-á calendário Cultural de nossa cidade. Para que isso aconteça contamos com a participação de todos, venham participem, traga seus filhos, filhas, avós, amigos, tragam todos e vamos fazer de nossa SEIVA 2016, um movimento cultural de alegria, paz, família, e saberes populares.

seiva01

seiva02

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.