Janelas-Abertas-odair

Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C., os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estados.

Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos Jogos Olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.

anuncie_agoraQuando os romanos invadiram e dominaram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram deixadas de lado. No ano de 392 d.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.

No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

As Olimpíadas, em função de sua visibilidade na mídia, serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. Nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela ideia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro. Nas Olimpíadas da Alemanha em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas da delegação de Israel.A partir deste fato, todos os Jogos Olímpicos ganharam uma preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos.

No ano de 1916, as Olimpíadas deveriam ocorrer na Alemanha. Porém, em função da Primeira Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos foram cancelados. Em função da Segunda Guerra Mundial, os Jogos Olímpicos de 1940 e 1944 também foram cancelados

O lema olímpico "Citius, altius, fortius" (mais rápido, mais alto e mais forte) foi proposto por Pierre de Coubertin em 1894. Porém, o lema só foi oficialmente introduzido nas Olimpíadas de Paris de 1924.

A Tocha Olímpica

A chama olímpica, referência ao fogo que queimava em homenagem à deusa Hera (Juno) durante os jogos de Olímpia não surgiu nos Jogos de Atenas A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então, surgiu nos Jogos de Amsterdã, onde o fogo olímpico ressurgiu. A primeira pira olímpica manteve o fogo aceso durante toda a duração da Olimpíada.

A chama passou a ser acesa com a corrida da tocha na abertura dos jogos, em Berlim 1936. A primeira tocha foi carregada por 3000 corredores até o estádio olímpico de Berlim, tudo foi calculado para que a chegada coincidisse com o exato momento da festa.

O ritual foi criado para estabelecer um elo entre os jogos da antiguidade e os jogos contemporâneos. A chama olímpica representa a pureza da eterna juventude olímpica. Serve de elo entre o berço das Olimpíadas na Grécia e as cidades-sede, dos jogos contemporâneos.

A tocha olímpica é acesa em uma cerimônia nas ruínas de Olímpia na Grécia. Raios de sol refletidos por um espelho dão origem à chama. Mulheres vestindo túnicas no estilo grego antigo conduzem todo o ritual e passam a tocha ao primeiro corredor. A tradição é mantida desde os Jogos de 1952 em Helsinque.

A escolha

A passagem da Tocha Olímpica por Valença tem uma importância muito valiosa para a nossa história, pois mostra a o qual a cidade e região foram importante para o impulso das riquezas e progresso doBrasil. Cidade colonial da segunda metade do século XVIII, com suas conquistas políticas, econômica e culturais, Valença se destaca como a primeira cidade a ter uma fábrica têxtil no Brasil movida por energia hidrelétrica, situada na nossa belíssima cachoeira do candengo.Temos participações na política brasileira com personalidades como Zacarias de Góes, Vital Soares e outros ilustres.E nas construções e projetos com os engenheiros Augusto Frederico Lacerda, RaulMalbouisson, esse com projetos e suas construções sendo o destaque o prédio da Recreativa como é conhecido por todos um replica ao palácio de Versalhes na França, o Mercado da carne (demolido a anos atrás) que foi a primeira construção de concreto armado do Brasil e quiçá do mundo, e outros que contribuíram e contribuem para o progresso dessa cidade e Região.Fatos históricos com a passagem de D. Pedro em nossa cidade se hospedando no palacete do Comendador Madureira, onde funciona a Câmara Municipal e com objetivo da sua viagem conhecer a Fábrica de Tecidos. O descobrimento de nossa terra pela a ousadia de Sebastiao Pontes ao entrar em terras indígenas e descobrir as riquezas que hoje elevam o progresso e economia da cidade, como cravo,piaçava,dendê e os outros produtos agrícolas exportados para todo o mundo. A pesca que move os trabalhos até os dias de hoje e que fez com quesurgissem na necessidade da produtividade asconstruções de barcos, saveiros e canoas em estaleiros navais, dando o pontapé para a construção Naval que é referência no mundo.A cultura afro como a lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Amparo pelas baianas dos Terreiros de Candomblé que tem participações em massa do povo da religião de matriz africana e os simpatizantes, conhecida mundialmente.  Do imponente prédio do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Fiação e Tecelagem que 1942, em plena 2ª Guerra Mundial, o local serviu como hospital para vítimas de bombardeios alemães na costa da região. O prédio ainda abrigou o primeiro banco de sangue do território, onde surge a vocação do então estudante de medicina, hoje conceituado medico e poeta Dr. Mustafá Rosembergue.

Alguns ainda perguntam porque Valença foi a escolhida, junto com Cairu? SeráPolítica? São muitos questionamentos, e conversas de bar em bar, rodas de amigos, mas tudo normal em uma cidade de povo singelo. Mas o que falta é a pesquisa sobre nossa Cidade, saber de fato importância que Valença tem para a história do Brasil, assim surge a importância das Escolas e Colégios na busca do conhecimento.

Enfim, portanto, fomos reconhecidos e agraciados com esse evento de cunho Universal, que move nações com objetivo principal que é a paz, esporte e solidariedade entre os povos e Nações.Cairú e Morro de São Pauloa História e fatos históricos,marcam a cidade e a Ilha como o Convento de Santo Antônioque abriga um legado de fé e historias, Igrejas, a cultura afro, a matriz africana com as comunidades Quilombolas, o farol do Morro queserviu muito tempo com guia para embarcações principalmente a “Industrial” navio que trazia e levava recursos da e para Fábrica de tecidos, o Forte que foi construído para proteger o canal contra os invasores, tendo  outras funções que era evitar que embarcações inimigas, provenientes do sul, pudessepenetrar na chamada barrada falsa da Baía de todos os santos, ganhando canal de Itaparica e evitando, destaforma, o fogo do forte de Santo Antonio,atual farol da Barra, em Salvador.  Por fatos e personalidades políticas que Valença e Região foram escolhidas para tal evento, isso nos faz refletir o quanto somos valorizados e reconhecidos, todavia devemos sentir orgulho de ser valenciano.

Como é importante esse evento, mais ainda é queseja aproveitado o momento e sendo uma lição paratodos como viver em harmonia, solidariedade e esportismo, mas  que tudo, o Poder Público junto com a Educação e educadores  tenha  em seu papel principal que é levar não só o momento de euforia e entusiasmo do dia 22 de Maio de 2016, mas sim o interesse pela pesquisa e conservação da História, da cultura e entendimento sobre a  política de Valença, Cairú, Camamu e Região a todos esses adolescentes e jovens e que despertem o desejo, o gosto pela busca do conhecimento.

Parabéns a Valença e cidades agraciadas, parabéns organizadores, parabéns participantes diretos e indiretos, parabéns ao Poder Público em todas as esferas, a impressa local, escrita e falada, aos Policiais Militares e Civis, Professores, Estudantes, Garis, Guardas Municipal, enfim a todos, a festa e conquista é nossa. Com a passagem da Tocha Olímpica, quero lembrarque cada uma dessas cidades teve e tem participações e contribuições importantíssimasna construção e progressodo Brasil,desde do Período Colonialaté aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.