Música, poesia e espetáculos de rua ocorrendo na Praça da República em Valença nos dias 21 e 22 de Abril às 19:00 horas! O objetivo é movimentar a Praça da República de nossa cidade com cultura e arte para todos!

 

Programação :

Dia 21 – 19horas

Jamile Menezes

– Zai Pereira

-Apresentação da Equipe do EIDAN

-Reinan Acioly

-Suelen Santos

– Mariana Araújo

-Rafique Nascimento

– Lara Vitória

-Ronaldo Soares

-Rafael Souza

– Jefferson Francisco

-Vandame Portuguez

dia 22

– O grupo de Teatro Vilavox e espaço aberto

zai-pereiraZai Pereira é compositor e vocalista da banda Os Aimorés que está produzindo o seu primeiro CD com 13 músicas autorais. Acompanhou o grupo teatral O PECADO, de Valença, ao II Festival Internacional de Teatro em Luanda – Angola. Compôs as trilhas sonoras dos espetáculos A Órfã do Rei e Amares, bem como para o documentário Amaparo. Professor e mestrando em História, Zai Pereira participou do projeto Musicalizar nas Escolas e Música na Ditadura, ambos debatendo sobre o papel dos músicos na ditadura militar brasileira. Atualmente, desenvolve o projeto Música, História e Diversidade no combate ao bullying.

 

vandameVandame é cantor, compositor, vem se apresentando em várias atividades culturais, gosta de tocar Rock nacional mas vem sempre transitando pelo MPB contemporâneo.

 

 

 

 

rafael-souzaRafael de Souza – Natural da Chapada Diamantina, é aluno do IFBA Campus Valença. Publicou poema na antologia poética Prêmio Sarau Brasil 2014 . Escritor de contos e poesias que representam os sentimentos, as suas inquietudes diante dos desafios da nossa sociedade, principalmente perante todo o tipo de desigualdade.

 

 

 

lara-vitoriaLara Vitória é poetisa, estudante da rede estadual, militante feminista. Por sua voz vem ecoando o empoderamento da mulher negra, as dores da violência contra as mulheres, a crítica ao preconceito e a nossa capacidade de amar e seguir resistindo.

 

 

 

jeffersonJefferson Franscisco é natural de Valença, cantor, artista visual, interpreta canções da música popular brasileira e gosta de recitar poemas. Participou do Recital do IFBA com canto e poesia e tem se comprometido com ações culturais locais.

 

 

 

reinanReinan Acioly é natural da capital baiana, cantor e instrumentista, tem em seu repertório canções da nova geração da MPB. Faz parte da banda do Recital do IFBA, onde toca guitarra.

 

 

 

 

ronaldos-soaresRonaldo Soares é cantor, instrumentista, compositor e tem se apresentado em atividades culturais na cidade de Valença. Estudante do IFBA, Campus Valença, tem fortalecido o trabalho de arte junto a juventude local.

 

 

 

rafique-nascimentoRafique Nascimento é compositor, cantor, militante das esquerdas e apaixonado pela cultura do Brasil e seu sertão profundo. Tem participado de recitais, atividades culturais em praças e escolas. É atualmente presidente do Grêmio Estudantil Paulo Freire do campus Valença do IFBA. Em seu repertório, canções autorais, e muita pesquisa musical do cancioneiro de Fagner, Alceu Valença, Zeca Baleiro, Belchior, etc.

 

 

jamile-menezesJamile Menezes é graduada em artes visuais pela UFRB, ilustradora e autora do livro “As escolas de Joana”. Tem experiências em arte-educação, fotografia, participa do Cia. de Humor Bocó na cidade de Cachoeira (BA).

O espetáculo infantil de contação de histórias intitulado “O baú encantado de memórias”, consiste na apresentação de três contos populares: Ananse e o baú de histórias, Festa no céu e A história da carambola, intercalados com cirandas, cantigas e brincadeiras, no intuito de interagir com o público e dinamizar a apresentação. Os contos serão narrados pela personagem Boneca Zamília (Zazá), interpretada por Jamile Menezes.

passaredoCriado em 2001 no Teatro Vila Velha, Salvador-BA, o grupo Vilavox permanece em atividade continuada desde sua origem. Monta espetáculos, promove oficinas, seminários, debates, faz intercâmbios nacionais e internacionais com grupos e instituições, participa ativamente dos movimentos de teatro de grupo, atua em caixa, na rua e em espaços alternativos e desde 2010 gere, em conjunto com outros grupos e artistas a Casa Preta Espaço de Cultura, sua sede, onde recebe espetáculos, atividades formativas, shows musicais e outras atividades ligadas ao teatro e às artes em geral.

“Passaredo, Passarinholas” é uma contação de histórias, inspirada nas narrativas populares dos griots. Passeando pelo conto africano de domínio público “O pássaro-escrivão”, “O roubo do fogo”, conto Guarani recolhido por Daniel Munduruku e “A menina e o pássaro encantado” de Rubem Alves, utiliza elementos do universo popular e infantil resinificando os brinquedos populares dando teatralidade aos contos. O espetáculo sensibiliza sobre a relação entre o homem e o meio-ambiente, com foco na relação com os pássaros, tendo a liberdade como o verdadeiro sentido do amor e da amizade. O cenário delimita o espaço no mesmo nível da plateia, disposta em semi arena. A iluminação compõe um clima intimista aproximando os três atores da plateia como se narrassem as histórias em volta da fogueira. O espetáculo oferece a possibilidade de associar a apresentação à uma oficina dos brinquedos populares que estão presentes como elementos do espetáculo: pipa, origamis de pássaros e barangadão para um público infanto-juvenil.

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.