Chama Olímpica percorreu as ruas de Valença neste domingo (22). Município vivenciou ainda, o privilégio de ser cidade-celebração da Tocha Olímpica das Olimpíadas Rio 2016, uma entre as 83 cidades selecionadas em todo o país.

IMG_2168

Por volta das 16h deste domingo (22), a Chama Olímpica foi recepcionada num dos principais cartões-postais de Valença, o adro da Igreja de Nossa Senhora do Amparo. Em meio a uma grande celebração das culturas de raízes africanas, a Capoeira Angola e as Baianas com cânticos e danças afro-brasileiras, a Tocha conduzida pelo fisiculturista valenciano, Antônio Coutinho Neves - tricampeão carioca e campeão brasileiro de fisiculturismo na década de 50 – se posicionou em locais estratégicos para deixar sua passagem marcada nos registros fotográficos que tinham como fundo, a vista panorâmica da cidade, a cultura viva do município, além da Igreja secular.  O Coral da Pestalozzi de Valença homenageou a presença da Tocha Olímpica com uma apresentação do Hino de Valença.

IMG_2130IMG_2080

IMG_2156IMG_2160

Enquanto acontecia a recepção da Tocha no Adro do ‘Amparo’, a Praça da Bandeira, no centro da cidade, já estava tomada pela população, que desde as 15 horas prestigiava as apresentações das escolas do município e de grupos culturais de Valença. Ações dos patrocinadores das Olimpíadas Rio 2016 (Coca-Cola, Nissan e Bradesco) também animavam o público com distribuição de brindes e shows no palco.

IMG_2202

Estudantes de Valença foram os anfitriões da Chama Olímpica que, pontualmente, às 17 horas, saiu em comboio do seu ponto de partida em frente à Câmara de Vereadores, dando início ao Revezamento do símbolo que foi aceso no dia 21 de abril deste ano, na cidade de Olímpia, na Grécia, local onde eram realizados os jogos olímpicos na antiguidade.

IMG_2230IMG_2234

IMG_2238

A Tocha Olímpica percorreu, na mão de 31 condutores, o seguinte trajeto: Câmara de Vereadores, Ponte Inocêncio Galvão de Queiroz, Av. Maçônica, Travessa Oldack Nascimento, AV. Dendezeiros (trecho após a saída da Oldack Nascimento e a Av. ACM), Rua Marcondes Filho, Praça Matias Assis, Av. Beira Mar, Rua Barão de Jequiriçá, Praça Conselheiro Zacarias, Rua Antônio Germiniano, Rua Marques de Herval, Praça da República, Rua Marechal Deodoro, Rua Chile, Rua Julia Petit e Praça da Bandeira (Celebração).

 

IMG_2212IMG_2244

 

Em cada rua o mesmo cenário, valencianos e visitantes em massa acompanhando a passagem do símbolo olímpico, e festejando o ato que ficará marcado na história da cidade, como reforça a moradora da Vila Operária, Juliana Edington. “É um momento muito lindo e especial que ficará pra sempre em minha memória, e serão transmitidos às futuras gerações, através dos nossos relatos, fotos e vídeos”, disse.

IMG_2259

Já à noite, o palco da Celebração da Tocha Olímpica aguardava o último condutor para o acendimento da Pira Olímpica. Não demorou muito para que a multidão reunida na Praça da Bandeira avistasse a condutora Gilcélia Almeida, “Gil”, percorrendo os últimos metros banhados pelo Rio Una, com a Tocha em destaque, em direção ao palco, onde já estavam presentes, a prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, o vice Joailton Manoel de Jesus, o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Agostinho, a vereadora Roselidiana “Diana” Farias e representantes dos Comitês Olímpicos Nacional e Internacional Rio 2016. Muito emocionada e bastante aplaudida, Gil elevou a importância do Esporte e da Educação para o crescimento do município. “Viva Valença, Viva o Esporte e Viva a Educação”, gritou, invocando ainda, o símbolo olímpico como sinônimo de paz, amor, amizade, respeito e união. Logo após, orientada pelo Comitê, Gil acendeu a Pira Olímpica, equipamento em que a chama original é preservada.

IMG_2314

IMG_2325

A festa de celebração não terminou por aí. Diversas manifestações culturais tradicionais de Valença, se apresentaram para a multidão que só parecia aumentar. Quadrilha junina, ginástica rítmica, capoeira Angola, grupo folclórico Arguidá, danças de rua, balé clássico, dança contemporânea, escola de samba, entre outros, fizeram a festa dos valencianos que finalizaram o dia histórico ao som do cantor David Terra.

IMG_2364    IMG_2372

IMG_2385    IMG_2391

IMG_2426

A prefeita Jucélia Nascimento comemorou a presença da Tocha Olímpica em Valença. “Valença em meio a milhares de cidades brasileiras, escolhida entre as 83 cidades-celebração, não fomos nós que fomos lá inscrever, nós fomos convidados, Valença tem credibilidade! O momento é de união, de força e de esperança, que o amor, a solidariedade, os interesses coletivos e o bem sempre vençam”, ressaltou.

O secretário de turismo de Valença, Júlio Oliveira, também comemorou a passagem da tocha pela região. “Mostramos ao Brasil e ao mundo a hospitalidade de nosso povo, além das belezas naturais, nosso patrimônio Histórico e Cultural, e a gastronomia de nossa região".

“Hoje foi um dia histórico para nossa cidade com a presença da Tocha Olímpica, e o povo de Valença aclamou isso porque participou, as ruas estavam lotadas por onde a tocha passou, estão todos de parabéns!”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Valença, Antônio Agostinho Santana Jr.

O diretor de Eventos e Cerimonial da Prefeitura de Valença, Lauro Sacramento, foi o representante diretor entre prefeitura e Comitê Rio 2016. Após um período de muito trabalho, Lauro, nos contou sobre o que estava sentindo ao presenciar o grande evento em que muito contribuiu. “É momento de agradecer a Deus que tem nos dado força para estar de pé até aqui, a toda a equipe do governo, à imprensa que nos ajudou com a divulgação do trajeto fazendo com que a população tivesse a maior participação possível nessa praça e contemplasse esse momento histórico que deixa o legado de que a motivação pelo esporte deve ser permanente, pois entre outros benefícios ele nos permite um maior alcance educacional”, destacou.

“Receber a Tocha Olímpica é receber a cultura de outro país, uma cultura que teve início há 300 anos a.C. Esse é um grande momento que a gente tem de abraçar a simbologia do fogo olímpico que é a união dos povos, a participação, a cidadania, e acima de tudo, a valorização do esporte e da nossa cultura. Esse é o momento que o mundo inteiro está vendo Valença, estamos sendo vistos e divulgados nos quatros cantos, então aproveitamos esse momento para divulgar o que temos de melhor”, considerou a secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aline Reis.

Visitando Valença, o secretário do Trabalho e Esporte e coordenador do Grupo de Trabalho das Olimpíadas no Estado, Álvaro Gomes, avaliou: “A participação popular tem sido a marca da passagem da tocha na Bahia. É a prova da força que o esporte tem de mobilizar e emocionar as pessoas”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.