A Prefeitura de Valença, por meio da sua Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer realizou na manhã desta terça-feira (2) na Praia de Guaibim, o “Presente de Iemanjá” com a tradicional entrega de oferendas à “Rainha do Mar”.

6

Nem a forte chuva que caía durante o percurso do cortejo tirou a empolgação das mais de duas mil pessoas que compareceram ao evento para homenagear a orixá mais popular do país. Na praia uma multidão acompanhou a entrega dos presentes em dez barcos adornados com muitas flores e o predominante azul e branco. A ação foi supervisionada pela Marinha do Brasil, através do 2º Distrito Naval, a fim de garantir a segurança no mar.

19

O povo de Santo vindo de vários terreiros de Valença e também de outras cidades a exemplo de Santa Inês e Jaguaquara entoaram cânticos durante o cortejo que percorreu algumas ruas do distrito até chegar a Avenida Beira-mar. A secretária municipal de Cultura, Esporte e lazer Aline Reis, estima que cerca de 350 adeptos das religiões de matrizes africanas participaram do ato e que ao todo, aproximadamente duas mil pessoas prestigiaram as homenagens a Iemanjá. “Esse ano me surpreendeu, imaginávamos um público menor por ser uma terça-feira. O número de pessoas foi muito maior que os últimos dois anos, e é essa nossa intenção, temos trabalhado muito esses três anos com a valorização da cultura, das tradições e do povo. A festa de Iemanjá é uma festa lindíssima que atrai turista e que a gente pode começar o ano com essas bênçãos”, afirmou Aline acrescentando ainda que grupos culturais desfilaram no centro de Valença antes de garantirem suas presenças no Presente de Iemanjá.

7

Para a diretora de Cultura, Edna Xavier a festa deste ano em homenagem a Iemanjá foi melhor que as outras passadas. “A fé realmente prevaleceu, quando Deus está no comando, todo caminho nos leva a vitória, basta ter disposição e contar com os amigos porque sozinhos não podemos fazer nada”, disse.

5

A prefeita Jucélia Nascimento prestigiou o evento ao lado do marido “Lau” Barreto, secretário municipal de Transportes; e de comitiva composta por secretários e funcionários da prefeitura. Ao Valença Agora, Lau declarou que considera as homenagens a “rainha dos mares”, uma festa de muita alegria. “É uma ação muito bonita com um clima de paz, de renovação, a gente vê o povo alegre, vindo aqui com amor, e esse ano percebemos que a participação popular superou todas as expectativas e a gente fica muito feliz, isso é sinal do reconhecimento da devoção e também do trabalho da prefeitura”, declarou o secretário Lau.

3

O empresário Paulo do “ferro velho” prestigiou a festa e constatou que a participação popular aumentou. “Esse ano está nítido que tem muito mais gente, uma festa muito bonita, muito legal e o povo está aqui, está na rua, veio prestigiar Iemanjá”, avaliou.

2

Apesar de ter um número maior de pessoas participando do evento, a vendedora de rosas Lindinalva, moradora do Guaibim se queixou das vendas que considerou como razoável. “A minha venda foi melhor nos outros anos, acho que deve ser a crise, tem muita gente desempregada”, justificou.

Além dos grupos culturais e dos terreiros, outros segmentos também prestigiaram a festa, como os agricultores e a presidente da Associação Pau Brasil, representada por Eliane Santos. “Hoje estamos vivendo um momento cultural e é importante que a Associação esteja aqui representando a zona rural porque a zona rural é cultura também”, assinalou.

*Reportagem na íntegra, na Edição impressa nº562 do seu jornal Valença Agora.

assine-750x90

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.