Eles ganharam notoriedade quando participaram do Eurovision Song em 2009

Fundado durante a União Soviética, o Ensemble Alexandrov — cujos coristas morreram hoje na queda do avião russo Tu-154 — era mais que um coral comum.

Formado por membros das Forças Armadas, o grupo foi criado por Aleksándr Vasilievich Aleksándrov, compositor do Hino Nacional da União Soviética.

Objetivando desenvolver a arte amadora nos pelotões do exército e incentivar o gosto musical dos soldados, o Ensemble já contava com cerca de 300 membros em 1933. Durante a 2ª Guerra Mundial, realizou mais de 1500 apresentações em todos os frontes de batalha russos, principalmente para entreter e distrair os soldados.

Conhecido por quase todas as ex-repúblicas socialistas, o Ensemble ganhou notoriedade em toda a Europa em 2009, durante o Eurovision Song Festival realizado em Moscou durante o intervalo da primeira semi-final. À época, a apresentação foi bastante elogiada e simbolizou o investimento russo em educação e cultura. A atuação, em conjunto com a escola de música militar e uma companhia de teatro, foi bastante aplaudida.

Relativamente famosos internacionalmente, o conjunto também se apresentou na abertura das Olimpíadas de Inverno de Sochi, em 2014. Eles apresentaram o hit mundial “Get Lucky”, do Daft Punk,novamente bastante elogiados pelos espectadores da apresentação.

O coral seguia para a Síria, onde faria uma apresentação no ano novo. Apenas três coristas não estavam a bordo. Não houve sobreviventes.

Notícias ao minuto

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.