Foi fundada na noite desta sexta-feira (29), a primeira Confraria de Vinhos de Valença. A ideia de reunir os enófilos (amantes da bebida milenar) nasceu a partir de conversas entre amigos, conversas estas, impulsionadas pelo Jornal Valença Agora, por meio da Coluna VINHO E CULTURA, da colunista Joice Vancoppenolle, que se apresenta aos leitores, como enófila e amante de vinhos. O conteúdo que é publicado semanalmente tem demonstrado um impacto positivo na implantação de uma nova cultura na sociedade, a da apreciação do vinho, não apenas pelo seu “sabor”, mas também por sua relação com a história, cultura e gastronomia.

Vinhos servidos na Confraria

Rútulos dos vinhos degustados:Desafio Sur-chardonnay, Tabalí -Pinot Noir, Tabalí Cabernet e Apaltagua Cabernet Sauvignon

O Escunas’s Restaurante do Hotel Portal Rio Una foi o local escolhido para a degustação de quatros tipos de vinhos (foto), em meio a aperitivos e um clima de muita descontração. Cerca de trinta pessoas presentes neste primeiro encontro, escolheram para presidente da Confraria, o cirurgião dentista,  Alexandre Faria de Carvalho. Joice (vice-presidente) e o sommelier da Lago Distribuidora, Bruno Santos (secretário), completam a direção da confraria, que decidiu se reunir mensalmente.

 

A Confraria serve para celebrar a amizade, os risos, a felicidade, tudo em torno do nosso interesse em comum pelo vinho. O meu papel é fazer isso acontecer. É organizar, fazer com que as pessoas sintam prazer de participar dos eventos e no futuro, fazer com que os bons hábitos, e com que essa felicidade se tornem mais populares”, disse o presidente Alexandre.

A noite foi regada ainda a poesias do poeta chileno, Pablo Neruda, entregues pelo professor Moacir Saraiva e declamadas pelos presentes, o que tornou a reunião ainda mais aconchegante e cultural. O sommelier Bruno se encarregou das explicações sobre todos os vinhos degustados, acrescentando à noite, curiosidades e conhecimentos sobre a bebida.

O diretor do jornal Valença Agora, Vidalto Oiticica, que foi homenageado no evento, falou da importância da adoção de bons hábitos na sociedade valenciana, do papel de cada cidadão na construção e no desenvolvimento da cidade e das potencialidades de Valença e região. “Devemos multiplicar os bons hábitos em nossa sociedade, pois somos nós os responsáveis pelo seu desenvolvimento. Este momento aqui simboliza uma parcela de contribuição para a cultura e imputação de novos costumes em Valença”, afirmou Oiticica.

Além da presença dos casais que integram a Confraria e convidados, a reunião contou com a presença do proprietário da importadora de vinhos Brancotinto Import, Ângelo Souza, que deu dicas a respeito da formação da Confraria e falou também sobre os Rótulos dos vinhos.

1

O tema do encontro foi vinhos do Chile

3

Ângelo Souza, que deu dicas a respeito da formação da Confraria e falou também sobre os Rótulos dos vinhos

4

O Escunas’s Restaurante do Hotel Portal Rio Una foi o local escolhido para a degustação

5

o proprietário da importadora de vinhos Brancotinto Import, Ângelo Souza e o sommelier Bruno Santos

6

Cerca de trinta pessoas presentes neste primeiro encontro

7

A noite foi regada ainda a poesias do poeta chileno, Pablo Neruda

8

seleção especial de vinhos para harmonizar com o cardápio

9

Enófilos se reuniram para apreciar um bom vinho

10

Professor Moacir Saraiva

11

O proprietário da importadora de vinhos Brancotinto Import, Ângelo Souza prestigiou o encontro

12

Irani, Bruno, Joice , Anne .

13

14

Alexandre Carvalho com família e amigos

15

16

Fábio Lago e amigos

17

Fábio Lago declama Pablo Neruda

18

Pétrus declama poema de Pablo Neruda

19

Pétrus e Cíntia

20

Vidalto Oiticica, diretor do Jornal Valença Agora

21

Alexandre Carvalho

22

Everardo Filho

23

Sílvia Valois

24

Enéas Filho

25

Iraní entrega brinde da lago a Vidalto

27

Enófilos brindam

28

29

Bruno, Fábio, Iraní e Pétrus

30

31

32

33

34

*Leia está matéria na íntegra, na Edição 562, do Jornal Valença Agora.

Se gostou, compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.