moacir-saraiva

No dia 25 de agosto, se comemora o dia do soldado, é celebrado nesta data em virtude do aniversário de um homem muito respeitado nas hostes militares: Luis Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias.

A sociedade nos últimos anos tem tido avanços significativos no comportamento, na democratização das instituições, os direitos humanos avançam e quase todas as entidades estão se amoldando aos reclamos dos novos tempos. Algumas delas, no entanto, ainda carecem avançar no sentido de uma inserção real nos tempos modernos.

As polícias militares são instituições antigas e que prestam relevantes serviços à sociedade brasileira, agora o formato delas ainda remonta do regime militar, em que prevalece uma formação militarizada muito forte, como se ainda vivêssemos em um regime de exceção.

A formação do policial  militar se dá em pouco mais de oito meses, em que ele participa de uma prova concorrida,  depois tem de se submeter a uma série de exames médicos, nem sempre bancado pelo estado, após estas etapas o candidato passa a estudar percebendo um salário mínimo e também tendo que custear muito daquilo que seria obrigação do mantenedor.

Após formado, o ser humano, às vezes, pai de família – o novo soldado - vai para a rua defender a população, vigiar rua das cidades contra assaltos, homicídios, drogas e outros crimes, além disso, resgata e socorre pessoas em acidentes. Vejam a importância deste profissional na sociedade.

Ao ir para as ruas, defender a sociedade, enfrentar pessoas fora da lei, colocando suas vidas em risco, vai desprotegido, uma vez que as viaturas que a polícia utiliza não têm nenhum tipo de blindagem, o militar fica exposto a qualquer disparo vindo de fora. Além disso, suas armas estão muito aquém daquelas utilizadas pela bandidagem. Nestes confrontos,  muitos sucumbem, ficando inválidos ou perdendo a vida, deixando órfãos e, o pior, muitas vezes, a família fica desassistida.

Em algumas situações a policia é execrada pela sociedade em virtude de desvios de comportamentos de alguns policiais, mas em todos os segmentos há gente séria e também indivíduos cujo comportamento foge ao que se espera dele, portanto policiais também estão dentro deste contexto e não se deve, por um comportamento inadequado de um destes agentes, denegrir toda uma corporação.

O policial precisa de melhores condições de trabalho, com salários decentes, melhores equipamentos para desempenhar suas funções, apoio do estado, reconhecimento e acolhimento da sociedade e, principalmente, uma formação adequada ao terceiro milênio.

Com esta nova perspectiva,  possa ser mudada a ideia oriunda de um jargão que é repetido dentro da caserna: “a policia é uma força, que de perto incomoda, mas de longe, faz falta.”

A presença da polícia deve ser sinal de segurança e de tranquilidade para o cidadão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.