Com o tema “Nenhuma a menos entre nós!”, mulheres valencianas saíram em marcha pelas ruas de Valença na tarde desta terça-feira (31), mobilizando a sociedade na luta contra o racismo e a violência contra a mulher negra. A 2ª Marcha das Mulheres Negras de Valença foi realizado pelo Coletivo Feminista Empoderadas e contou com o apoio da Prefeitura de Valença, através das secretarias de Juventude e de Promoção Social, esta última representada pelo CRAM e CREAS.

A concentração da marcha aconteceu na Praça da República, com discursos sobre os alarmantes índices de mortalidade de mulheres negras no Brasil e a necessidade de resistência contra todo e qualquer tipo de opressão à mulher negra. Os dados foram repetidos durante todo o percurso a fim de abrir os olhos da sociedade para o problema.

Pesquisa recente divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que nos últimos 10 anos a taxa de homicídios de mulheres negras no Brasil aumentou em média 15%, enquanto entre mulheres não negras esse mesmo índice caiu 8%.

Entre os participantes da caminhada, lideranças, representantes de movimentos sociais, estudantes, professores e artistas. Cartazes refletiam os gritos de pedidos de paz e igualdade para as mulheres negras. A resistência

No Brasil, em 2014, o dia 25 de julho foi declarado como Dia Nacional da Mulher Negra em homenagem à líder quilombola Teresa de Benguela, que viveu em Mato Grosso e lutou contra a escravidão no século XVII.

assine-750x90

 

Confira fotos da 2ª Marcha das Mulheres Negras de Valença:

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.