Fonte: Secom PMV| Foto: Divulgação/Secom PMV

Hoje, 7 de fevereiro, é celebrada a memória e resistência dos povos indígenas. A data destaca também a luta contra a violação de seus direitos. Além disso, reforça a importância da proteção dos seus modos de vida.

Em Valença, o território indígena Guerém é uma região de grande importância histórica, cultural e de preservação da biodiversidade nativa, pois o distrito está situado em meio a Mata Atlântica com muitos rios importantes para a manutenção da cidade, incluindo o rio Piau que origina o Una.

WhatsApp Image 2025-02-07 at 16.05.36 (1)

Foto: Divulgação/Secom PMV

WhatsApp Image 2025-02-07 at 16.05.36

Foto: Divulgação/Secom PMV

O Povo Guerém está presente em mais de 22 comunidades de Valença e municípios vizinhos, desde o ano de 2014 a etnia se encontra na lista da FUNAI CR - Sul da Bahia. A presença originária Guerém segue de pé no artesanato, na pesca, no cultivo do urucum, no uso do jenipapo, nas festividades tradicionais e no canto e dança durante as luas que são realizados o Ntack Taru. Também na organização política, social e cultural a partir do Coletivo Étnico Guerém, da Associação Originária Guerém, dos pontos de cultura, do coletivo Orobó potências, CPP Guerém e da participação no movimento indígena baiano, nordestino e brasileiro (Mupoiba, Apoinme e Apib).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.