A oposição tentou incluir na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara a PEC 227/2016 apresentada pelo deputado Miro Teixeira (Rede-RJ) e já relatada favoravelmente por Esperidião Amin (PP-SC). No entanto, a base de apoio ao governo rejeitou nesta quarta-feira (14) votar ainda neste ano na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 227/16 que estabelece eleição direta caso Michel Temer deixe o cargo antes do término do mandato, em 31 de dezembro de 2018. A emenda de Miro altera a regra atual e institui eleições diretas caso a vacância, na atual circunstância, se dê até junho de 2018.

O requerimento foi votado na sessão que faz a análise inicial da reforma da Previdência e causou vários bate-bocas entre governistas e oposicionistas. O deputado Carlos Marum (PMDB-MS) ameaçou bater nos adversários que não o deixavam falar e disse que a emenda é um "casuísmo". Em resposta, foi chamado de "golpista". O requerimento para inclusão da PEC na sessão desta quarta da comissão acabou sendo derrotado por 33 votos a 9.

A Constituição estabelece a realização de eleições indiretas caso o presidente e o vice não possam ocupar o cargo após a metade do mandato de quatro anos. Ou seja, com o impeachment de Dilma Rousseff, caberia ao Congresso Nacional escolher de forma indireta o novo presidente caso Temer renuncie ou seja afastado do cargo a partir do próximo dia 1º.

Com a popularidade em baixa, com sinais desanimadores na economia e com o próprio nome e o de auxiliares incluídos no rol de suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras, Temer passa pelo momento mais difícil de sua ainda curta gestão. Aliados e partidos ameaçam rompimento, ao mesmo tempo em que a oposição reforça o pedido de renúncia imediata, assim como 63% do povo brasileiro de acordo com o DataFolha. A reprovação do presidente está em 51%.

Em Salvador e outras cidades brasileiras, manifestantes se organizam para sair às ruas no dia 17 (sábado) e pedir Eleições Diretas para o cargo de Presidente, como ocorreu em 1984.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.