Devido a pandemia da covid-19, os festejos do Sagrado Coração de Jesus este ano foram transmitidos pelas redes sociais

Padres celebrantes da Festa do Sagrado Coração de Jesus 2020

Padres celebrantes da Festa do Sagrado Coração de Jesus 2020. (Foto: Divulgação)

Celebrada no mês de julho, a Festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do município de Valença, ganhou novas características em adaptação às medidas de prevenção contra a disseminação da covid-19. Acostumada a reunir uma multidão na Paróquia do Sagrado, a festa do padroeiro este ano contou com a audiência de centenas de fiéis, que acompanharam a transmissão do tríduo preparatório e da festa por meio da página da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus nas redes sociais.

Com o tema “Igreja Comunidade, casa de portas abertas”, a festa foi celebrada de 10 a 19 de julho finalizando com tríduo presidido pelos padres Neivaldo, Antônio e Fábio e missa festiva presidida pelo Pe. Marcos Queirós.

“A esperança nunca decepciona”, foi com esta citação de Romanos 5:5, que o pároco Pe. Almir Urbano falou ao Jornal Valença Agora sobre a experiência inédita da Festa do padroeiro, exclusivamente através das plataformas online. Confira a seguir o depoimento do líder religioso.

Padre Almir Urbano, pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. (Foto: Divulgação)

Padre Almir Urbano, pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. (Foto: Divulgação)

“A festa deste ano foi marcada por três características: saudade, memória e profunda espiritualidade da escuta. No primeiro momento da festa, de 10 a 15 de julho, nós enviamos aos fiéis da nossa Paróquia um roteiro de oração para que cada família vivesse a experiência da novena em sua casa rezando em família. Enviamos também a cada dia, um vídeo com a participação de todos os padres que já passaram pela nossa Paróquia, onde esses padres relataram sua experiência da Festa do Sagrado Coração de Jesus, vídeos muito bonitos e marcantes, isso caracterizou o fazer memória dessa festa, momento de matar a saudade. Ainda neste aspecto, incentivamos os fiéis a postarem fotos da festa em suas redes sociais. Foram muitas fotos lindas de edições passadas da festa, da igreja lotada”, disse Pe. Almir sobre a dinâmica da festa.

“O segundo momento foi a realização do tríduo. Não tivemos a presença do povo no templo, mas a igreja estava como discípula escutando a palavra de Deus por meio da transmissão da missa. Então podemos dizer que essa característica da Festa do Sagrado que é a escuta, ela esteve presente e de certa forma a pandemia até ajudou a gente a não desfocar o centro de uma novena, que é o nosso encontro com Jesus por meio da palavra. Só tenho a louvar e agradecer a Deus. O povo não estava no templo, mas o povo estava acompanhando em casa, cada dia da novena tínhamos o público no Facebook e no Youtube e mais de 200 pessoas acompanhando, isso nos traz a alegria de saber que as pessoas estão com sede da escuta da palavra de Deus. Rezamos para que quando passar a pandemia, as pessoas voltem diferentes, voltem com o desejo de resgatar essa essência daquilo que é a Igreja, Igreja da escuta, de valorizar esse momento da escuta da palavra de Deus”, acrescentou.

“Não fiquei triste por não estarmos juntos fisicamente neste momento de pandemia porque fui capaz de encontrar valores, estou encontrando valores neste momento. Temos muitos fiéis que só aparecem na Igreja nesse período de festa de padroeiro e a estes fieis que só aparecem nesses momentos, minha grande prece é essa nesse tempo de pandemia, nossa vida não tem que estar baseada simplesmente nesses momentos grandes da vida da Igreja, nós temos que ser essa igreja presente como sinal do Reino de Deus todos os dias na vida. Louvo e agradeço a Deus por essa festa, por nos ajudar nesse tempo da pandemia a centralizar a nossa fé, a nossa espiritualidade em duas mesas, a mesa da palavra e a mesa da eucaristia. Quero pedir a Deus a graça para que cesse esta pandemia e que voltemos a nos encontrar, sobretudo nesse espaço do tempo para louvar e agradecer a Deus”, rogou o pároco.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.