Documento subsidia o desenvolvimento da atividade turística de maneira mais assertiva, definindo a formulação de objetivos de acordo com a realidade local
O secretário de Turismo de Valença, Fred Rehem, representantes do trade turístico e de instituições da sociedade civil organizada se reuniram nesta quinta-feira (9), no auditório da Casa do Empresário, com a equipe da Turma Consultoria, empresa responsável pela execução do Plano Municipal de Turismo, para o pontapé inicial para elaboração do documento.
Fred Rehem destacou que o Plano é um documento que não é da secretaria, nem da Prefeitura. “É um plano que vai ficar para o turismo do município, e vai estar sempre em atualização, é um trabalho contínuo e eterno”.
O Plano Municipal de Turismo (PMT) é uma ferramenta que tem o intuito de instruir, por meio de diretrizes, metodologias e instrumentos práticos a efetivação de uma gestão pública ordenada para o turismo em prol de um destino mais competitivo no mercado, mais atraente para os turistas e mais acessível para os cidadãos valencianos. Tem ainda o objetivo de apoiar o desenvolvimento do turismo responsável, a capacidade de atuação e colaboração, através de um planejamento estratégico. Sua validade é de quatro anos.
O Diretor da Turma Consultoria, Jorge Ávila, ex-superintendente de Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e ex-secretário de Turismo de Itacaré, evidenciou sua experiência de 36 anos na atividade econômica do turismo e compartilhou experiências exitosas. Em seu pronunciamento, Ávila enfatizou a prática da união e envolvimento de toda a sociedade na atividade turística.
“Esse encontro aqui hoje é para dizer a vocês, vamos juntar todo mundo, vamos trabalhar juntos, a proposta é que a gente esteja rigorosamente unidos, de mãos dadas. O plano é o documento mais importante da economia do turismo, que vai orientar as responsabilidades, o que o poder municipal tem que fazer, a iniciativa privada, terceiro setor. A gente precisa organizar e deixar de maneira muito clara isso. Economia do turismo só dá certo se todos estiverem envolvidos, tem que ter a cidade completamente respirando a cultura do turismo, temos que criar a cultura do turismo, todos precisam possuir o sentimento de pertencimento dessa construção”, afirmou.
O consultor Jorge Ávila apresentou dados de que o turismo representou R$4 trilhões no PIB Mundial (2020). Em 2019, sem pandemia, o valor correspondeu a R$ 9,2 trilhões para a economia global, de acordo com o Banco Mundial.
O turismo na Bahia é o que mais cresceu em 2021 no Brasil. Em relação a 2020 o turismo na Bahia cresceu cerca de 47%. Esse dado foi analisado pelo Índice de Atividades do Turismo, o Iatur, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para Ávila, para a construção do PMT de Valença será necessário “inteligência, estratégia, ousadia, mas sobretudo engajamento [de todos os pilares da sociedade]”.
O Presidente da Associação Comercial e Empresarial, entidade que compõe a Casa do Empresário de Valença e Diretor do Jornal Valença Agora, Vidalto Oiticica, participou da reunião e expôs sua visão de contribuição à discussão do turismo valenciano. “A Casa do Empresário está apoiando a Secretaria de Turismo na elaboração do Plano Municipal de Turismo de Valença, porque consideramos necessário descobrir, entender e conhecer não só as nossas potencialidades, mas verdadeiramente quem somos, para tanto é necessária a participação de todos os setores da nossa economia, que todos deem sua sugestão e ponto de vista da nossa região, temos muitas potencialidades, mas não sabemos como utilizar, como transformar isso em capital turístico, em receita”, destacou.
Deixe uma resposta