Comemorações aconteceram neste domingo, 23, com missa de Ação de Graças na Igreja Matriz e apresentação na Praça da República 

Fundada em 25 de março de 1932 por componentes da extinta Filarmônica Industrial de Valença, a Filarmônica 24 de Outubro chegou ao importante marco de 90 anos de existência em 2022, e para celebrar seu aniversário, participou de Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus pela manhã, e à tarde, se apresentou na Praça da República com a participação da filarmônica Centro Popular Cairuense e Filarmônica de Wenceslau Guimarães.

Padre Marcos Reis celebrou Missa de Ação de Graças (Foto: Valença Agora)

A missa de Ação de Graças foi presidida pelo pároco Pe. Marcos Reis, que ressaltou a importância da música. “A música acalma e aquece o nosso coração e é por isso que hoje nós estamos aqui na igreja agradecendo a Deus pela vida, pelo trabalho, pela seriedade em que a Filarmônica 24 de outubro nesses 90 anos tem se dedicado a Valença e Baixo Sul da Bahia. A música tem um único caminho, de nos levar ao altíssimo”, ressaltou.

 

A Filarmônica 24 de Outubro, conduzida pelo Mestre Regente Cristiano Campos Rosário (Kiko), foi a responsável por todas os louvores durante a cerimônia eucarística. Mestre Kiko faz parte da história do grupo desde 1997, de membro a professor e atual mestre regente, uma caminhada inspirada em seu avô, pai e tio, que passaram pela Filarmônica. “Para mim é muito gratificante dar continuidade a esse legado. A Filarmônica é muito importante na vida de quem participa dela, é uma alegria, é amizade, e traz para mim e para todos que dela participam, a esperança de uma vida melhor, de um mundo melhor, e como o padre falou, a música transmite para muitas pessoas a alegria, ela modifica muita coisa, então é importante que a comunidade saiba dessa importância que a filarmônica tem na vida dos jovens”, ressaltou.

À direita, o presidente da Sociedade Filarmônica 24 de Outubro, Nilson Borges (Foto: Valença Agora)

A Filarmônica 24 de Outubro é uma sociedade que atualmente é presidida por Nilson Borges. Presente nas comemorações, Nilson concedeu entrevista ao Jornal Valença Agora onde falou sobre o grupo e sua atuação. “É uma imensa satisfação fazer parte do grupo Filarmônica 24 de Outubro, uma entidade que este ano está comemorando 90 anos, eu digo sempre que é uma jovem senhora, justamente por termos 90 anos, mas a nossa formação é composta praticamente de jovens, sendo meninos e meninas, no qual temos o cuidado de também inserir em nossa sociedade com educação, com música de forma profissional totalmente gratuita, onde qualquer indivíduo que procure nossa entidade, independentemente da idade, do sexo, da religião é bem-vindo, é bem tratado e é certamente educado a serem pessoas de bem em nossa comunidade’, destacou

“O nome 24 de outubro é em homenagem a data de extinção no ano de 1932 da Filarmônica Industrial, que era patrocinada pela Companhia Valença Industrial, a primeira fábrica de tecidos do Brasil, no entanto como foi extinta, juntaram aqueles músicos que ficaram sem representação e fundaram a Sociedade Filarmônica 24 de Outubro. De lá para cá nossa Filarmônica tem sobrevivido, resistido às dificuldades encontradas no caminho, com o serviço voluntário de seus músicos, diretoria, e comunidade que nos ajudam seja com pessoal, seja de forma financeira, e nossa Filarmônica graças a Deus tem sido abençoada, nós temos fechado convênios, temos fardamentos de sobra, temos instrumentos, somos até agraciados com verbas parlamentares. Só temos que agradecer a toda a comunidade valenciana, pois é ela que nos patrocina, seja com amor, seja de forma financeira, de forma voluntária. Podem ter certeza que a Filarmônica 24 de Outubro está disposta, como sempre esteve, a estar presente em igrejas, eventos diversos como a gente tem visto. Parabenizo todos os membros da filarmônica que de forma voluntária dedicam o seu tempo, deixam suas famílias para estar aqui hoje, e Jornal Valença Agora, que é o nosso parceiro, sempre presente nos prestigiando em todas as atividades que nós convidamos. Parabéns para a Filarmônica e parabéns para vocês por acompanhar e nos apoiar sempre. Muito obrigado!”, concluiu o presidente Nilson Borges.

Os fundadores foram o senhor Ismael Queiroz, Antônio Abade e Alípio de Queiroz. Todos naturais de Valença e grandes impulsionadores da sociedade. Ao longo dos anos a banda foi criando novos músicos, que se destacaram no mundo da música. A Filarmonica24 de Outubro busca resgatar, fortalecer e impedir que desapareça uma das maiores tradições do município.

(Foto: Divulgação)

A Sociedade Filarmônica 24 de Outubro é uma instituição conveniada com a Prefeitura Municipal de Valença, esta parceria possibilita o oferecimento de aulas gratuitas de música para jovens do município.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.