São encaminhadas, por dia, em torno de 75 toneladas de lixo orgânico coletado no município.

A coleta e o transporte do lixo para o aterro da cidade vizinha é realizado regularmente, no turno da manhã, no Orobó, através de veículos de carroceria apropriada, coletando, transportando os materiais descartados de forma segura e fazendo a destinação para que receba o tratamento adequado no outro município, informa a Prefeitura de Valença.

A empresa responsável pelo transbordo dos resíduos sólidos de Valença para a Santo Antônio de Jesus é a Copa Engenharia Ambiental e Locação de Equipamentos LTDA, que é especializada nesse tipo de serviço. O processo utilizado é o transbordo indireto em que o material ainda está sendo depositado no solo para que os catadores possam retirar o material reciclável antes do carregamento dos caminhões que saem de Valença.

Após a implantação da coleta seletiva, que está em curso, a separação de materiais será incrementada, com avanço significativo de todo o processo. A Prefeitura esclarece que ainda há um passivo pra ser recolhido e enviado, decorrente do despejo acumulado durante mais de 28 anos na área, sendo que a gestão municipal está em busca de parcerias para fazer a completa retirada do material.

O município foi contemplado junto ao Governo Federal com uma verba para a recuperação ambiental da área da calha do Rio Pitanguinha.

A Prefeitura ressalta que "qualquer dúvida sobre o processo, medições e acompanhamento está à disposição no portal da transparência para averiguação."

 

Com informações da Assessoria de Valença

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.