Programação vai de 7 de janeiro a 25 de fevereiro com atrações musicais renomadas, artistas regionais e locais, além de diversas manifestações da cultura popular

Encontro aconteceu no Salão da Câmara de Vereadores de Cairu (Foto: Valença Agora)

Foi anunciado na manhã desta quarta-feira (28), o Festival Cairu em Cantos 2023, que contempla obras públicas e uma série de eventos artísticos e culturais que movimentarão o verão no período de 7 de janeiro a 25 de fevereiro. A iniciativa é da Prefeitura de Cairu, que reuniu a imprensa regional na sede da Câmara de Vereadores do município. As novidades foram apresentadas pelo prefeito Hildécio Meireles, na companhia da vice-prefeita e secretária de Saúde, Cíntia Rosemberg; do secretário de Turismo, Cláudio Brito e do presidente da Câmara Diego Meireles. Presentes no encontro vereadores, secretários, diretores e assessores da gestão.

O Festival visa fortalecer o desenvolvimento econômico do arquipélago criando novos atrativos turísticos, preservando e valorizando a cultura local. Cairu encontra-se na 3ª posição do ranking de destinos turísticos da Bahia. A meta de acordo com a gestão, é tornar o município primeiro lugar no estado.

A programação do Cairu em Cantos tem início já no próximo dia 7 de janeiro com a tradicional Festa de Reis em São Benedito e finaliza com apresentações musicais no dia 25 de fevereiro. Confira a seguir a programação de eventos e atrações confirmadas.

Festa de Reis em São Benedito:

- 7 de janeiro: Viola de 12, Gil Barbosa e Elton Risco.
- 8 de janeiro: Tayrone e Val do Cavaco.

Abertura Cairu em Cantos:

- 14 de janeiro: Manifestação cultural “Dondoca”, Ju Moraes & Sambaiana convidam Nelson Rufino e ainda Márcio D’eça.
- 21 de janeiro: Manifestação cultural “Chegança” e “Congos”, Jorge Vercillo e Os Indecorosos.

Festa tradicional de São Sebastião:

- 20 de janeiro: Samba com Nós, Anna Catarinna, Michel Villar
- 21 de janeiro: Daiane Félix, Fábio Márcio

Festa Tradicional de Garapuá:

- 28 de janeiro: Lucinho Mendes, Dinho Bom e Banda
- 29 de janeiro: Michel Villar, Devinho Novaes, Lord John 

Festival do Morro de São Paulo:

- 03 de fevereiro: Filhos de Jorge, Jau, Daiane Félix
- 04 de fevereiro: Marcelo Falcão, Luiz Caldas, DG
- 05 de fevereiro: Toni Garrido, Tomate, Seu Andrade

Carnaval antecipado na Gamboa:

- 10 de fevereiro: Xandy Harmonia, Denny Plys, Binho Alves
- 11 de fevereiro: Pablo, Fábio Márcio, Samba SD
- 12 de fevereiro: Pagode do Belito, Samba com Nós, Diamba

Encerramento:

- 25 de fevereiro: Melly que convida Lazzo Matumbi e Gerônimo Santana, Jonh Barboza

O prefeito Hildécio Meireles deixou o público na expectativa para os eventos do 2º semestre, onde confirmou a realização do São João do Galeão e o Festival de Boipeba.

Imprensa, vereadores e equipe da administração municipal participaram do lançamento do Festival, em Cairu (Foto: Valença Agora)

NOVAS OBRAS 

No bojo do projeto está inserido um pacote de novas obras anunciadas pelo prefeito Hildécio Meireles. São elas:

  • 1ª Etapa da construção da nova Orla da Gamboa;
  • Pavimentações de ruas e praças de Garapuá;
  • Construção do Cais de proteção de Canavieiras;
  • 2ª Etapa da nova Orla de Boipeba.
  • 1ª Etapa da requalificação urbana da Tiririca em Boipeba – Pavimentação de ruas;
  • Requalificação da Rua do Alto do Cruzeiro em São Sebastião – Pavimentação de ruas.

Na parte final do encontro, o prefeito Hildécio Meireles conversou com os representantes da imprensa. O Jornal Valença Agora, representado pelo seu Diretor Executivo Vidalto Oiticica, pediu ao gestor que falasse sobre a importância de Cairu no cenário turístico estadual e nacional.

Prefeito Hildécio Meireles respondeu às perguntas da imprensa regional (Foto: Ascom Cairu)

Hildécio comparou a atividade turística no mundo a desenvolvida no país, considerando o quão atrasado o Brasil se encontra nessa área. “O turismo é uma cadeia produtiva que movimenta do pimentão ao avião, porque quem viaja precisa comer, então mexe com a agricultura familiar, e o avião porque todo mundo para viajar, na maioria das vezes, tem que utilizar avião. Infelizmente, no Brasil se vê pouco investimento na atividade turística; na Bahia, principalmente nos últimos 15 anos, pior ainda, pouco investimento em turismo nós vimos. Somos o estado que tem a maior costa litorânea do Brasil, que tem uma preposta de turismo de aventura, de natureza, uma gastronomia das mais procuradas, que tem histórico de cultura, religião, que é dotada desse mix todo de produtos turísticos, e que não está sendo bem explorado pelos governos, então, é por isso que nós temos feito um esforço e um volume de investimentos muito grande em várias localidades do nosso arquipélago. São esforços do tesouro municipal, mas a gente começa a sonhar e falar na construção de um aeroporto da Ilha de Tinharé, talvez não aconteça na minha geração, mas a gente não tem que governar olhando só para o presente, temos que governar olhando para o futuro, e esse plano que a gente está discutindo agora é um plano que boa parte das ações e investimentos que vão haver nele, os resultados serão daqui a 30 anos, mas é importante fazer isso. Imagine no dia que a gente conseguir inaugurar esse aeroporto na Ilha de Tinharé, o salto que a gente vai dar, portanto é preciso que os nossos governantes olhem para o turismo”, ressaltou.

“O Estado investe pouco nessa área, então temos que ser insistentes, persistentes e fazer o nosso esforço próprio para que a gente possa melhorar cada dia mais o nosso município, para atender melhor os nossos visitantes, como também oferecer melhores serviços aos nossos munícipes, essa é a nossa intenção”, concluiu Meireles.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.