Projeto desenvolvido pelas turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Ceten, em Valença, apresentou trabalhos e reflexões para a promoção da paz na escola e nas comunidades

Com o tema central “A paz começa em mim – Todos pela cultura da paz!”, na última sexta-feira (01) o colégio Ceten foi palco da 11ª Edição do CETENARTE, projeto protagonizado pelas turmas do Ensino Fundamental II e Médio. Com base nas disciplinas de Arte e Projeto de Vida, os trabalhos partiram das perspectivas socioemocial e artística. Familiares e professores prestigiaram a exposição do CETENART na quadra da escola.

Dinâmica com a participação dos pais e familiares Foto: Valença Agora)

Dinâmica com a participação dos pais e familiares (Foto: Valença Agora)

WhatsApp Image 2023-12-06 at 06.08.59 (2)

Exposição CETENART (Foto: Valença Agora)

As turmas proporcionaram aos visitantes, reflexões acerca do bullyng, racismo, intolerância, xenofobia, misoginia, homofobia, capacitismo, enfatizando o respeito, a tolerância e o diálogo como fatores importantes para a construção da paz, tarefa esta que contempla a Agenda 2030 da ONU, cujo uma das metas é reduzir significativamente todas as formas de violência.

Confira álbum de fotos clicando AQUI.

Cada ano escolar abordou uma temática específica. O 6º ano focou no "Antirracismo", destacando o empoderamento e a valorização da estética negra. O 7º ano explorou os símbolos da paz mundial e as esferas da paz, relacionando-se aos movimentos pela paz global.

O 8º ano abordou o bullyng, refletindo sobre o impacto dessa prática na vida dos adolescentes, além de criar mandalas da harmonia e do respeito. O 9º ano destacou que a paz é uma construção coletiva, inspirados nas temáticas: “Suas mãos são ferramentas e “A responsabilidade é sua!”

As turmas do Ensino Médio encantaram os visitantes com pinturas e fotografias. O 1º ano abordou "Sociedade e diversidade", explorando o subtema "Nossas diferenças nos engrandece". O 2º ano desenvolveu as artes a partir da temática "Coração de artista", com as exposições "O amor gera a paz" e "Na lente da diversidade".

Os estudantes do 3º ano, que estão se despedindo da escola, apresentaram "Ícones da paz", prestando homenagens a personalidades que lutaram por justiça social e paz. Nas camisas, pinturas traduziam “Um chamado para a paz”.

Cris Maciel, professora de Artes Foto: Valença Agora)

Cris Maciel, professora de Artes (Foto: Valença Agora)

A professora de Artes, Cris Maciel, enfatizou a importância da escola renovar seu compromisso social. “A escola, nos seus 30 anos, tem construído com a comunidade esse compromisso social, e ele precisa sempre ser renovado. Um desses compromissos é a construção da paz”, enfatizou.

“O que a gente tratou aqui hoje é de um compromisso social, um compromisso que a gente tem com os nossos aprendentes e com suas famílias. Nós, enquanto escola, trabalhamos para construir uma sociedade melhor e deixar, inclusive, para que esses aprendentes, hoje mais jovens, consigam encontrar lá na frente, na fase adulta, no mercado de trabalho e quando já estiverem atuando de forma mais ativa na sociedade, uma sociedade mais justa, mais compreensiva, mais empática, e que eles possam também fazer essa diferença por tudo que têm aprendido no dia a dia da escola”, acrescentou Cris.

Glória Souza, Diretora geral do Ceten Foto: Valença Agora)

Glória Souza, Diretora geral do Ceten Foto: Valença Agora)

A diretora geral do Ceten, Glória Souza, expressou o sentimento de despedida da turma do 3º ano do Ensino Médio, mas também de felicidade ao ver que os alunos estão preparados para os desafios futuros. “A gente sente a saudade, mas também ficamos feliz por saber que eles estão preparados para o que vão enfrentar pela frente. A gente observa no discurso deles o sentimento que eles têm pela escola e pelo que eles aprenderam na escola, e, tudo isso se deve à forma como a gente trabalha, a autonomia que eles têm, o protagonismo deles como alunos”, destacou.

“Convido os pais da comunidade valenciana e das redondezas a vir conhecer a nossa escola, a nossa filosofia, a nossa proposta de trabalho, como a gente pensa esse aluno protagonista e avaliar se é isso que o pai quer para ele e para os filhos deles”, comunicou Glória.

*Matéria completa em nossa edição digital da semana, nº 971*

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.