Na terça, 8, o Senado aprovou empréstimo para acelerar a construção da Ponte Salvador-Itaparica, com o impulso que está sendo organizado pelo Governo Federal. Trata-se do empréstimo de US$ 150 milhões, (R$ 830 milhões na cotação atual), com a Corporação Andina de Fomento (CAF) para dar andamento ao projeto.

O recurso foi autorizado no plenário do Senado Federal por unanimidade. Antes, a matéria passou pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que contou com a relatoria do senador Otto Alencar (PSD), que comemorou a possibilidade do aporte financeiro ajudar na construção do equipamento.  “Como relator, ressaltei na CAE que esses recursos serão investidos na tão sonhada construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, com 12 quilômetros de extensão e que vai desafogar o tráfego na única saída de Salvador para as cidades do interior, que é a BR -324, beneficiando mais de 100 cidades baianas”, disse.

No último dia 1º, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que estava exercendo a função de presidente, foi o responsável por enviar o pedido de análise de financiamento do equipamento viário ao Congresso Nacional.

Fique por dentro das notícias que mais importam de forma rápida e prática. Siga o nosso Canal! CLIQUE AQUI 📲

Licença ambiental

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) autorizou a perfuração de parte da Baía de Todos-os-Santos, dando um novo passo para a construção da Ponte Salvador-Itaparica.

O documento de anúncio sobre a permissão detalha que serão instalados 102 pontos de sondagens offshore, onde ficarão as pilastras da ponte. Além disso, será realizado um levantamento sísmico ao longo do eixo do projeto, concentradas em uma lâmina d’água de até 60 metros, nos municípios de Salvador e Vera Cruz.

***

Fonte: A Tarde e Bahia Econômica | Foto: Divulgação

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.