Encontro com cooperados abordou temas como compra da safra, qualidade do guaraná e assistência técnica, além de destacar a importância da união dos produtores e do cooperativismo na valorização do produto

WhatsApp Image 2024-10-21 at 15.17.08

Produtores de guaraná participam da reunião de alinhamento promovida pela Coopafbasul, que abordou temas como a compra da safra 2024/2025, qualidade do produto e a importância do cooperativismo no Baixo Sul | Foto: Valença Agora

Na última segunda-feira (21), a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul) promoveu uma importante reunião de alinhamento com seus cooperados, abordando pautas estratégicas para a safra 2024/2025 do guaraná. O encontro ocorreu no galpão da Coopafbasul, em Ituberá, e contou com a presença de agricultores cooperados, que discutiram a compra da próxima safra, volume e qualidade do produto, além da importância do cooperativismo e da assistência técnica oferecida.

marcos

Marcos Pereira, presidente da Coopafbasul | Foto: Valença Agora

Marcos Pereira, diretor-presidente da Coopafbasul, destacou que o evento foi pensado para garantir maior transparência aos agricultores, reforçando o caráter participativo da cooperativa. "Esse evento hoje é para trazer mais transparência para nossos agricultores do guaraná, para eles se sentirem participativos ao projeto. Não é só entregar o grão, mas entender todo o processo", explicou Marcos. Ele também pontuou que a cooperativa busca desmistificar a imagem de atravessadora, papel que muitas cooperativas desempenharam no passado, o que gerou uma resistência por parte de alguns agricultores. "Hoje a Coopafbasul é um exemplo na região. Ainda existem traumas do passado, mas muitos agricultores estão entendendo o processo, participando e recomendando para os vizinhos", acrescentou.

WhatsApp Image 2024-10-21 at 15.53.06

Gileno Santos, diretor executivo da Coopafbasul | Foto: Valença Agora

Gileno Araújo dos Santos, diretor-executivo da Coopafbasul, reforçou a importância do evento para reciclar informações e alinhar as expectativas com os cooperados. Segundo ele, a cooperativa tem 200 cooperados na produção do guaraná, sendo reconhecida pela rastreabilidade do produto, o que garante um preço mais justo e um processo de comercialização mais transparente. "O evento foi fundamental para organizar os cooperados, reciclar informações e mostrar como funciona uma cooperativa séria, que valoriza o preço do produto e trabalha para atender os cooperados. A Coopafbasul hoje vem contribuindo com o preço do Guaraná no Baixo Sul, buscando alternativa. A gente chama os cooperados e eles vem participar porque acreditam no processo, a gente conversa, discute, o cooperativismo tem que ser assim, a gente discute o que a gente vai fazer junto e junto a gente consegue avançar com outros projetos. Esse ano estamos conseguindo um programa do Senar, que é o ATeG Guaraná, e a primeira turma que vai ter aqui no Baixo Sul vai ser através do sindicato, da cooperativa e o Senar, mais um programa em parceria com a OCT que vai ser muito boa para os cooperados", destacou Gileno. Ele ressaltou, ainda, a importância de manter parcerias comerciais fortes e buscar sempre a qualidade do produto para competir no mercado.

Fique por dentro das notícias que mais importam de forma rápida e prática. Siga o nosso Canal! CLIQUE AQUI 📲

A música oficial da cooperativa foi ouvida durante o evento. Sobre a canção, que será transformada em um vídeo mostrando o percurso da Coopafbasul desde sua fundação até os dias atuais, Gileno comentou: "A ideia da música é mostrar que juntos podemos transformar e mudar. O cooperativismo sério transforma vidas e modifica pessoas. A cada dia a Coopafbasul vem buscando fazer isso, buscando agregar valor, trazer conhecimento, tecnologia, e a gente precisa divulgar esse trabalho que é árduo. Não é fácil fazer cooperativismo numa região que tem tantas outras cooperativas, que tem uma diversidade, um controle muito grande de compradores na região toda. Portanto, para que a gente consiga ser diferente, nós precisamos fortalecer nossa missão todo dia e eu acho que a música veio para fazer isso, para mostrar o que a gente faz e buscamos fazer sempre com nossos produtores”, afirmou.

antonio carlos

Cooperado Antonio Carlos | Foto: Valença Agora

Antônio Carlos, agricultor do assentamento Limoeiro, em Igrapiúna, expressou sua gratidão pela valorização do guaraná na região através da Coopafbasul. "A parceria com a cooperativa valorizou o preço e melhorou a qualidade de vida das famílias, gerando emprego e aquecendo a economia do município e da região, então eu agradeço a Coopafbasul por esse trabalho desenvolvido na região há 15 anos. É muito importante para nós", afirmou.

Hercilia

Cooperada Hercília Conceição | Foto: Valença Agora

Outro depoimento importante veio de Hercília Conceição Soares, moradora do Orobó e integrante da Associação Novo Horizonte 1. Ela reforçou o orgulho de fazer parte de uma entidade que apoia os agricultores. "É muito bom participar de uma entidade que ajuda a gente. Estamos aqui com muito orgulho como agricultores, e essa reunião foi muito boa", destacou.

A Coopafbasul segue empenhada em fortalecer o cooperativismo no Baixo Sul da Bahia, buscando sempre inovação, tecnologia e parcerias sólidas para garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva do guaraná e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores locais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.