Fonte: Louise Nascimento/Assessoria de Comunicação Integrada/ Pontos Diversos Associação para Promoção da Diversidade Sociocultural e Ambiental

O projeto Cinergia Diversa, que promove a democratização do cinema por meio de exibições gratuitas, e inclui no seu processo de realização uma capacitação em audiovisual, inscreveu 164 cursistas em quatro municípios da Bahia: Valença, Juazeiro, Alagoinhas, e Feira de Santana . A iniciativa, financiada pela Lei Paulo Gustavo , através da secretaria de Cultura da Bahia, fortalece a cadeia cultural local ao unir inclusão e sustentabilidade.

A Formação Inicial em Audiovisual e Acessibilidade, realizada de forma virtual e assíncrona, abordou temas como Produção Cultural, Produção Audiovisual, Técnicas de Projeção e Som, Noções de Acessibilidade, Diversidade, Equidade e Inclusão , além da Democratização do Acesso à Cultura . Os participantes tiveram acesso a quatro horas de conteúdos teóricos, fóruns interativos e um encontro de culminância para troca de experiências.

O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Histórias que inspiram

No total, o projeto recebeu 164 inscrições para a formação. Para obter a certificação, os cursistas precisavam atingir um desempenho mínimo de 75%. Do total de inscritos, 73 participantes se habilitaram para o processo seletivo e 32 foram contemplados — oito por município — para atuar de forma prática e remunerada com bolsa auxílio, nas exibições itinerantes do Cinergia Diversa, complementando o aprendizado.

Claudia Santos, quilombola e atuante em projetos sociais de Valença, conta que: "Hoje em dia, todos os projetos envolvem atores sociais e espaços de debates sobre direitos, o que exige habilidades em produções criativas e acessibilidade. Nesse sentido, o curso vem enriquecer e qualificar meu trabalho, ajudar a me expressar, fotografar e dar visibilidade ao público com o qual atuo", destacou. Cláudia também ressaltou a importância de atualizar quanto ao uso de ferramentas e linguagens para poder ocupar os novos espaços democráticos onde as políticas públicas estão sendo discutidas.

Próximos passos

A próxima etapa do projeto inclui a entrega de equipamentos para salas vocacionadas e o início das exibições itinerantes nos municípios contemplados , garantindo a continuidade das ações e ampliando o acesso ao cinema em diferentes territórios da Bahia.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.