Por Redação com informações do grupo Samba de Roda Raízes da Diva | Foto em destaque: Jornal Valença Agora

Faleceu nesta sexta-feira (14/2), aos 76 anos, a professora Edna Maria de Souza Xavier Cerqueira, carinhosamente conhecida como Edna abençoada, personalidade de destaque em Valença, sua terra natal, pelas relevantes contribuições nas áreas da educação, cultura e social do município.

WhatsApp Image 2025-02-14 at 15.00.21

Edna durante a Caminhada da Consciência Negra, em Valença, em 2016 - Foto: Jornal Valença Agora

Edna deixa o esposo João de Sousa Cerqueira e três filhos: Marcelo Xavier Cerqueira, Fátimo Luís e Márcio Xavier Cerqueira.

O velório acontecerá no Teatro Municipal de Valença, e o sepultamento será neste sábado (15), às 14 horas, no Cemitério do Desterro, no distrito de Cajaíba, em Valença.

A Prefeitura de Valença publicou Nota de Pesar:

WhatsApp Image 2025-02-14 at 14.47.10 (1)

O Rotary Club de Valença também manifestou solidariedade. Leia Nota de Pesar:

"O Rotary Club de Valença se despede de Edna Maria de Sousa Xavier Cerqueira, carinhosamente conhecida como Abençoada, que partiu no dia 14 de fevereiro de 2025. Nascida em 3 de agosto de 1948, Edna deixou um legado marcante de dedicação, generosidade e compromisso com o bem comum.

Foi uma rotariana exemplar e fez história ao se tornar a primeira mulher a presidir o Rotary Club de Valença, no ano rotário 2013/2014. Seu trabalho incansável em prol da comunidade e sua dedicação ao serviço rotário foram reconhecidos com o título Paul Harris do Rotary Internacional, uma honraria concedida àqueles que se destacam por seu espírito de liderança e comprometimento com os valores rotários.

Edna sempre será lembrada por sua luz, otimismo e pela capacidade de inspirar todos ao seu redor. Sua ausência deixa um vazio imensurável, mas seu exemplo continuará vivo entre nós.

Expressamos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos, desejando que encontrem conforto e serenidade."

Mais sobre Edna

Edna nasceu em Cajaíba, distrito de Valença Bahia onde fez o curso primário e viveu até os seus 16 anos de idade. Atualmente morava no distrito do Guaibim.

Filha mais velha de Cosme Francisco Xavier (pescador) e Haydée Maria de Souza, à frente de suas duas irmãs, Edleuza Maria de Souza Xavier e Edla Maria de Souza Xavier (falecidas). Ele, seu pai, era Pescador e ela, D. Haydee, doméstica, e além disso, para manter suas filhas na escola, catava marisco e negociava ajudando no orçamento do marido.

Edna perdeu a sua mãe muito cedo e viveu com a avó paterna até os 16 anos.

Estudou quinto ano com a professora Maria Fonseca no Sobrado do senhor Ataliba, sobrado que existe até os dias atuais. Daí fez o exame de admissão e cursou o ginásio onde funcionou o colégio João Leonardo, vindo depois a fazer o curso normal que lhe deu diploma de professora.

Começou a lecionar antes mesmo da conclusão do curso normal, dando banca aos alunos desde alfabetização até a quinta série e aí incluía os candidatos a prova de admissão para o ginásio.

Aos 18 anos ingressou na carreira de professora efetivamente através de carteira assinada pela prefeitura de Valença, como auxiliar de ensino.

Oito anos depois ingressava na carreira de professora quando foi registrada pela Secretaria de educação e cultura do estado da Bahia.

Formada em pedagogia com Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia de Itabuna-FESPI. Pós graduada com especialização em supervisão escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Nova Iguaçu Rio de Janeiro em 1988.

Sua experiência como gestora começou em 1987 quando foi nomeada para exercer o cargo no complexo Gentil Paraíso Martins, Cargo que exerceu até o ano de 2007. Nas suas atividades como gestora, fez 3 reformas estruturais no colégio, na última reforma, Executou serviços de ampliação da cozinha, criação do auditório,, da biblioteca da sala de videoconferência, para entregar a comunidade uma escola mais Moderna com salas com TV e vídeo cassete.

Durante sua gestão participou da implantação do primeiro colegiado escolar do estado da Bahia; implantação do segundo grau de ensino cujo nome tempo de aprender; ampliou a biblioteca a qual deu o nome da professora celeste leite Silva Moura; implantou o gabinete odontológico com nome de doutor Evilásio Pita; implantou a fanfarra do Colégio Gentil Paraíso Martins; Desenvolveu diversos projetos de poesia cujo resultado foi a edição de livros publicados. Um dosconcursos de poesia lhe garantiu o destaque pela Secretaria de Educação para uma aluna de Serra Grande. Na sua gestão a frente do Colégio gentil Paraíso Martins participou de várias exposições de artes exibida no salão da Secretaria de educação de Salvador conquistando vários prêmios e diplomas.

Na sua caminhada de educação, exerceu o cargo de coordenadora da escola municipal Aloísio Fonseca no Guaibim.

Após afastar-se do seu cargo de diretora escolar, exerceu a partir de 12/01/2011 o cargo de diretora do departamento municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Isso se deu na gestão de Ramiro Campelo que a nomeou para o cargo onde executou excelente trabalho. No governo seguinte de Jucélia Nascimento, de 2013 a 2017, deu continuidade no posto de diretora de Cultura do município.

Como diretora municipal de Cultura realizou a primeira Conferência Municipal de Cultura do Baixo Sul, reunindo 150 participantes entre artistas da cidade, representantes de diversos terreiro de candomblé, grupos religiosos, cultura popular e outros. Foi o primeiro passo para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, que veio a ser concretizado e aprovado pela Câmara de Vereadores logo em seguida.

Ingressou no Rotary Club de Valença, participando ativamente das realizações do clube. Em 2013 até 2014 ocupou o cargo de presidente da entidade, sendo a primeira mulher a exercer a presidência do Rotary Club em Valença. Fez um trabalho de excelência, destaque para a doação de cadeiras de rodas, construção do Marco Rotário na avenida Alisson, participou da elaboração do regimento interno e desenvolveu campanha de trânsito.

Foi contemplada com o Título Companheiro Paul Harris, recebido da Fundação Rotária do Rotary Internacional, em reconhecimento à prestação de significantes serviços como o objetivo de fomentar a compreensão e as relações amistosas entre os povos do mundo.

Um outro título herdou, e é conhecida na cidade, de “abençoada”, Esse título lhe valeu na ocasião que seu filho menor, Márcio Vinícius, sofreu um acidente de carro e teve que ser transportado para tratamento na capital, Salvador. Sua amiga na saída lhe disse que era uma pessoa abençoada e teria seu filho curado. Assim ela passou a chamar a todos de abençoados, e as pessoas lhe devolviam esse título. Assim, o tratamento que lhe dirigem ficou sendo este: “abençoada”.

WhatsApp Image 2025-02-14 at 13.48.55

Edna Xavier durante festejos de Iemanjá na Praia de Guaibim - Foto: Reprodução

Edna revitalizou o Samba de Roda 'Raízes da Diva', após a morte de Diva, filha da fundadora do grupo nascido no Guaibim.

Da Câmara de vereadores recebeu diversas moções de aplausos:

De autoria Da vereadora Maria Helena Queiroz Cabral, Motivo recital de poesia homenageando vários poetas valencianos recitado pelos alunos do  PETI;

Ainda dá Vereadora Maria Helena Queiroz Cabral, pela iniciativa da realizacao da II EXPO Agro Florestal Ocorrido na Praia de Guaibim;

Autoria do vereador Raimundo Magalhães Costa pelo excelente atendimento prestado no PETI;

Autoria do vereador Tácio Lima da Silva pelo brilhante e e do evento realizado no âmbito do teatro municipal e que ensejou na entrega de um honroso troféu que tem o nome da saudosa imortal Macária Santos de Andrade;

Autoria do vereador Reginaldo Araújo pelos pelos profícuos trabalhos realizados na Secretaria de cultura de Valença, realização da quinta conferência territorial da cultura do Baixo Sul;

Autoria do vereador Manoel Jesus dos Santos pelos relevantes serviços prestados à comunidade valenciana;

Autoria dos vereadores André de Oliveira Coutinho, Dorgival da Cruz Lemos, Genésio Ribeiro de Assis e Raimundo Magalhães Costa, pela excelente colocação do aluno do Gentil Paraíso Martins, Adilson Conceição dos Santos, no concurso 'Declare seu amor pelo Brasil' com a frase 'Brasil, país de raça e de cor, mistura de paz e amor';

Recebeu menção honrosa do ministro de estado da Educação e do Desporto, Paulo Renato Souza, em 10/12/1997, pela participação do aluno do gentil Paraíso Martins no concurso 'Declare seu amor pelo Brasil'.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.