Evento promoveu protagonismo estudantil e reflexão sobre desafios sociais na América Latina

No último dia 12 de abril, o Centro de Educação Tempo Novo (CETEN) realizou a 1ª Conferência Mini ONU, evento que marcou a culminância do projeto da I Unidade, promovido pela área de Ciências da Natureza e Exatas. A atividade reuniu aprendentes do Ensino Fundamental - Anos Finais e do Ensino Médio, além de pais, responsáveis e a comunidade escolar.

WhatsApp Image 2025-04-17 at 07.41.24

Estudantes representaram sete nações com foco em resoluções em áreas como educação, tecnologia e meio ambeinte (Foto: Jornal Valença Agora)

Com o tema “Tecnologia, Educação e Sustentabilidade Ambiental”, os estudantes assumiram o papel de representantes de sete nações latino-americanas (Argentina, Costa Rica, Colômbia, Bolívia, Uruguai, Chile e Brasil), conduzindo debates e apresentando propostas para resolução de problemas reais. Segundo a coordenadora pedagógica Rita de Cássia dos Santos Queiroz, a simulação teve como objetivo principal fortalecer o protagonismo estudantil.

WhatsApp Image 2025-04-14 at 12.15.29 (1)

À esq., a coordenadora pedagógica Rita de Cássia, e à dir., a diretora geral do colégio CETEN, Glória Souza (Foto: Jornal Valença Agora)

“Hoje nós realizamos a primeira Conferência ONU, onde os alunos foram os protagonistas. E essa é a grande proposta: incentivar para que os nossos alunos consigam o protagonismo estudantil, tão importante numa sociedade em que tudo está muito minimizado”, destacou a coordenadora.

Durante a preparação para o evento, os grupos realizaram pesquisas aprofundadas sobre os países representados, abordando aspectos culturais, políticos, educacionais e de saúde. A missão de cada equipe era identificar desafios enfrentados por essas nações e sugerir soluções viáveis e criativas.

A programação começou às 7h30 com a chegada dos aprendentes, seguida pelo credenciamento, lanche e recepção dos pais. A conferência teve início às 10h, na quadra do CETEN, e demonstrou o engajamento dos estudantes em temas relevantes da atualidade, além de desenvolver habilidades como argumentação, cooperação e tomada de decisão.

Como forma de valorização do desempenho dos estudantes, a comissão organizadora premiou as turmas que mais se destacaram em dois quesitos avaliativos da conferência. No item "Construção do Documento de Posição Oficial (DPO)", o 1º lugar ficou com a 3ª série do Ensino Médio, e o 2º lugar com o 6º ano do Ensino Fundamental. Já no quesito "Apresentação Oral do DPO", a 1ª série conquistou o 1º lugar, seguida pelo 7º ano, que ficou com a 2ª colocação.

“A grande proposta era a resolução de problemas. Uma vez identificados os problemas dentro dessas nações, eles teriam a incumbência e responsabilidade de levantar sugestões para as situações-problema encontradas. Esse é o grande potencial que desejamos desenvolver nos nossos alunos, nossos aprendentes, como carinhosamente os chamamos”, completou Rita de Cássia.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.