A produtora audiovisual Memorabilia Filmes, promoverá o lançamento do curta documentário dirigido por Eudaldo Monção Jr., intitulado (Quando a sala de projeção vira personagem) em Nazaré, na data 29 de maio, a partir das 15h no Cinema Rio Branco. A sessão contará com recurso de acessibilidade em Libras e será seguida de debate com realizador.

O documentário apresenta de modo poético, a relação afetiva do cineasta com o próprio cinema de rua, buscando identificar o momento em que as histórias de vida do realizador, e do cinema protagonista de seu filme, se entrelaçam. O filme é uma realização Memorabilia Filmes, contemplado no edital de produção audiovisual da Lei Paulo Gustavo.

O lançamento acontece durante a abertura da oficina de realização audiovisual com foco na produção de filmes estudantis, que será ministrada por Eudaldo Monção Jr., para estudantes do Colégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza, com objetivo de introduzir jovens no audiovisual.

Na oportunidade, será lançado também, um catálogo digital sobre profissionais do audiovisual e de outras vertentes artísticas e culturais de Nazaré, além de informações sobre equipamentos culturais e espaços públicos da cidade, que poderá ser acessado através do site do projeto: https://memorabiliafilmes.wixsite.com/projecaopersonagem. O evento de lançamento será a primeira projeção pública do filme (Quando a  sala de projeção vira personagem), e terá entrada gratuita.

Além da exibição no Cinema Rio Branco, até o fim do ano, o filme terá exibições em outras escolas públicas, e em localidades da zona rural de Nazaré. Será distribuído para exibição em diversas cidades brasileiras, através da (5ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil: Reminiscências do passado histórico), e em outros festivais e mostras de cinema do país e em televisões públicas, com destaque para a TVE Bahia.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Fonte: Assessoria de Imprensa | Foto: Frame do filme (Quando a sala de projeção vira personagem), um documentário Memorabilia Filmes, dirigido por Eudaldo Monção Jr.

 

Divulgação

 

 

Serviço:

 

Lançamento do documentário (Quando a sala de projeção vira personagem)

 

Data e Hora: 29/05/2025 às 15h

Local: Cinema Rio Branco

Endereço: Rua Padre Antunes, Nº 20 - Centro, Nazaré, Bahia.

 

Evento gratuito e aberto à comunidade.

 

 

Acompanhe pelo instagram: https://www.instagram.com/memorabiliafilmes/  & pelo site do projeto https://memorabiliafilmes.wixsite.com/projecaopersonagem

 

 

 

Sobre o diretor:

 

Eudaldo Monção Rocha Júnior

 

Nascido e criado em Nazaré/BA, é Graduado em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe (2010 - 2013). Diretor do documentário “O Muro é o Meio'' filme licenciado para o Canal Brasil e exibido em diversos festivais nacionais e internacionais, com destaque para a participação na 25º edição do Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Vencedor do prêmio aquisição EBC/TV Brasil, de melhor curta-metragem da 10º Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, mostra que exibiu o documentário em todas as capitais brasileiras e em outros mil espaços culturais no ano de 2015. Produtor do curta-metragem de ficção (Do outro lado do rio), realizado no ano de 2010,  premiado no 22ª Kinoforum em São Paulo, Mostra Visorama do Festival Visões Periféricas no Rio de Janeiro, e exibido no Festival Signes de Nuit em Paris-França. Selecionado no 8°e 9º edital de curtas do Canal Futura para a produção dos documentários (Louça de Deus) e (Cine Rio Branco), realizados em Nazaré/BA. Diretor do documentário (Carretéis), projeto selecionado no 1º edital DOC Futura para a realização de curtas-metragens. Diretor, produtor e roteirista dos filmes (Cinemas de rua de Aracaju) e (Arte Urbana por Elas). Atuou como coordenador e formador em audiovisual no projeto (Curso Virtual de Realização Audiovisual no Recôncavo).

 

 

 

 

Filmografia:

 

Do outro lado do rio (2010) - Produtor

O muro é o meio (2014) - Diretor e roteirista

Entre gente (2015) - Diretor e roteirista

Louça de Deus (2016) - Diretor e roteirista

Cine Rio Branco (2017) - Diretor e roteirista

Carretéis (2018) - Diretor e roteirista

Recordações de ontem (2020) - Diretor e roteirista

Os cinemas do Brasil em tempos de pandemia (2020) - Diretor e roteirista

A bondade dos estranhos (2021) - Diretor e roteirista

Cinemas de rua de Aracaju (2021) - Diretor e roteirista

Arte urbana por elas (2021) - Diretor e roteirista

Cartas a minha vida (2023) - Diretor e roteirista

Cinemas de rua de Guaxupé (2024) - Diretor e roteirista

Artesãs (2024) - Diretor e roteirista

Da cela a sala (2024) - Diretor e roteirista

Anjo de Barro (2024) - Diretor e roteirista

Histórias políticas de Japoatã (2024) - Diretor de fotografia

O armário de Gisélia (2025) - Diretor e roteirista

Quando a sala de projeção vira personagem (2025) - Diretor e roteirista

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.